Datas comemorativas

2 de julho: Dia do bombeiro brasileiro

O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional que salva vidas todos os dias. No Brasil, a classe é dividida em várias áreas dependendo do tipo de trabalho desenvolvido, como o militar, civil, industrial etc. Mas todos eles recebem homenagens na mesma data.

Contudo, além do dia nacional do bombeiro há também o dia internacional destinado a esse profissional. Ambas as datas comemorativas possuem uma história que conta suas origens e como foram decretadas. E são esses detalhes que você vai conhecer nesse artigo.

Além disso, o Estudo Kids explica qual a função desse profissional dentro da sociedade brasileira. Também explica como essa data pode ser comemorada nas escolas, especialmente na educação infantil. Por fim, ainda há um conteúdo sobre as possíveis mensagens que podem ser utilizadas nessa data especial.

Tudo isso para engrandecer e agradecer ao bombeiro pelo trabalho prestado aos cidadãos. Ensinando desde cedo as crianças a importância desse trabalhador, como eles são nossos amigos e as grandes lições que se pode tirar de um serviço grandioso como esse.

Dia do bombeiro brasileiro

Cada país tem suas características, jeitos de administrar e sua história. Por isso que em Portugal, o dia dos bombeiros é comemorado no dia 11 de novembro. Já no Brasil, o Dia Nacional do Bombeiro é celebrado todo dia 2 de julho. E a data foi escolhida devido a um fato histórico ocorrido ainda no Brasil Império, envolvendo o então imperador Dom Pedro II.

Bombeiro apagando chamas de casa

O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional (Foto: depositphotos)

Com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, os portugueses trouxeram muitos de seus costumes e de serviços comuns de Portugal para a capitania. No entanto, foi só em 1856 que Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação do Corpo de Bombeiros em solos brasileiros.

Esse decreto foi assinado exatamente no dia 2 de julho e por isso a data ficou sendo considerada como o Dia Nacional do Bombeiro. Apesar disso, a instituição criada no século 19 possuia características bem diferentes das existentes atualmente.

Por exemplo, o objetivo da criação do Corpo de Bombeiros por Dom Pedro II era diminuir os incêndios que ocorria no Brasil Império. Pela falta de informação, esses acidentes eram comuns na época e o surgimento dessa corporação tinha como função dar conta dessas situações.

Talvez seja por isso que muitas pessoas só enxerguem os bombeiros como profissionais capazes de controlar o fogo. Mas não é só essa a função de um profissional dessa área. Seja civil ou militar, o bombeiro trabalha para salvar vidas, independentemente se são humanas ou animais.

Veja também: Você sabe o que faz um bombeiro? Descubra! [1]

Outra versão

Além do dia 2 de julho, o Dia Nacional dos Bombeiros possui uma outra data, o dia 12 de janeiro. Essa última é muitas vezes colocada por associação a lei que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil.

Instituída em 12 de janeiro de 2009, a lei de número 11901 decreta os direitos e deveres dos bombeiros civis. Por exemplo, nesse documento consta a jornada de trabalho do profissional, as suas funções na sociedade e o valor adicional em seus salários.

Dia internacional do bombeiro

Mas, assim como o dia 2 de julho é destinado à comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, há também uma data internacional para celebrar o trabalho desse profissional presente em todos os países do mundo.

Assim, anualmente o dia 4 de maio serve para celebrar o Dia Internacional do Bombeiro. A data escolhida tem uma história trágica. Isso porque, em 1999 milhares de emails circularam na internet comentando a morte de cinco bombeiros australianos em um incêndio no país nessa mesma data.

Pensando em homenagear esses cinco profissionais que deram à vida pelo trabalho, foi instituído o dia 4 de maio como a data oficial do bombeiro internacional. Mas além dessa história, alguns países da Europa também comemoram nessa mesma época devido ao dia de São Floriano.

Conhecido como o santo padroeiro dos bombeiros, São Floriano foi um oficial romano. Junto a outros homens criou uma equipe para combater incêndios. De acordo com o Conselho Nacional de Autorregulamentação de Bombeiros Civis [2] (CNBC), o santo formou o primeiro grupo e foi o primeiro chefe de bombeiros que se tem registro.

A importância dessas datas

Além de lembrar fatos históricos, o dia dos bombeiros tem outras funções. Ainda segundo o CNBC, essas datas têm um papel de conscientização, valorização e de luta dessa classe trabalhadora. Entenda um pouco mais sobre cada um dos tópicos:

O que um bombeiro faz?

Mesmo sabendo quando é comemorado o dia desse profissional, a sociedade também precisa entender qual é a função do bombeiro militar na sociedade. Isso porque, muitas vezes ele só é associado com a responsabilidade de controlar incêndios.

Caminhão de bombeiro

Existe o bombeiro militar, o civil, o industrial e outros (Foto: depositphotos)

Mas além dessa atividade, o bombeiro militar pode ser acionado para ajudar em resgates, seja de pessoas ou animais. Desastres naturais também são de responsabilidade desse profissional. Assim como a preservação dos patrimônios ameaçados de destruição.

Ao contrário do bombeiro militar, que é um servidor público, o bombeiro civil é um funcionário contratado por uma empresa privada. Sendo assim, ele é contratado para cuidar da segurança de um determinado local. Por isso ele pode trabalhar em festas, em piscinas, em eventos etc.

Comemoração do Dia do Bombeiro na educação infantil

Geralmente, durante a semana do Dia do Bombeiro, algumas corporações preparam atividades juntamente com a sociedade. Os objetivos dessa atitude são fazer com que as pessoas aprendam ainda mais sobre a função desse profissional e aprenda alguns cuidados básicos de segurança.

Por essa razão, uma boa dica de comemoração dessa data na educação infantil é levar profissionais para conversar com as crianças. Esse tipo de bate-papo pode servir para alertar os pequenos com relação a alguns acidentes.

No entanto, também pode ser uma excelente forma de incentivar os pequenos a sonharem em seguir essa profissão. Quem sabe eles não se tornem bombeiros após conhecerem essa área de atuação?

Veja também: 8 de Maio: O Dia da Cruz Vermelha [3]

Para complementar as atividades desse período, os professores podem passar atividades relacionadas ao trabalho de bombeiro. Por exemplo, pedir para que os alunos desenhem ou pintem esse profissional ou até mesmo que eles escrevam uma mensagem homenageando esse servidor.

Mensagem Dia do bombeiro

A seguir você pode conferir algumas mensagens que podem servir de homenagem aos bombeiros:

“Os bombeiros são profissionais para as mais diversas situações. Eles trabalham para combater o fogo, mas também resgatam pessoas na água. Eles podem salvar um animal de estimação ou silvestre de uma situação de risco, e também podem ajudar no parto de uma mulher que não conseguiu chegar no hospital na hora exata. Com eles estaremos em segurança, por isso parabéns pelo seu dia, bombeiro.” (Autoria Própria)

“Não existe medo para os bombeiros. Não existe fogo muito arriscado, água muito forte, prédio muito alto. Nenhuma barreira impede que esse profissional dê a vida, literalmente, em busca de salvar outras. Parabéns pelo seu dia, bombeiro.”  (Autoria Própria)

Frases sobre o bombeiro

“Todos os dias devem celebrar a vida de quem se doa para salvar os outros. Por isso, bombeiros, não só hoje, no dia 2 de julho, mas todos os dias são seus!” (Autoria Própria)

“Parabéns bombeiros pela garra, pela coragem e pela determinação.” (Autor Desconhecido)

“Bombeiro homem de paz. Bombeiro homem destemido. Bombeiro para salvar os outros, poe sua vida em risco.” (Glimboo)

“Queridos bombeiros, o amor ao próximo é o que os tornam especiais.” (Glimboo)