Publicado por Katharyne Bezerra

O livro oferece a oportunidade do leitor descobrir novos mundos sem sair do lugar. Enquanto os olhos passam pelas letras, a mente vai se alimentando de conhecimentos, informações e magia. E o melhor, existem livros para todos os gostos, levando em consideração que cada leitor tem uma preferência peculiar com relação a leitura.

O livro didático é um dos tantos tipos que existem, é aquele adotado nos centros escolares. Esta é a peça essencial para que o aluno consiga desenvolver a aprendizagem durante todo o período escolar, além de nortear o professor sobre quais assuntos devem abordar em sala de aula.

Devido a tamanha importância dos livros didáticos, criou-se uma data comemorativa para esta peça e ainda um programa de iniciativa pública para tratar desta questão.

Dia do Livro Didático: 27 de fevereiro

Foto: depositphotos

Dia do Livro Didático

Anualmente, o Dia do Livro Didático é comemorado no Brasil dia 27 de fevereiro. A data em homenagem a este tipo de leitura deve-se a importância que estas obras possuem no dia a dia dos alunos, sejam eles do ensino infantil ou do ensino médio. É através de livros como este que o professor monta uma aula, abrange um assunto específico e ajuda os alunos a aprenderem novos conhecimentos.

O que é PNLD?

Além da data comemorativa do livro didático, o governo criou um projeto que atende as instituições públicas, o chamado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Criado em 1985, este esquema funciona com o objetivo de distribuir as obras didáticas em escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais.

O PNLD é, atualmente, o maior programa de aquisição de livros no mundo todo, tendo em vista que a cada ano investe milhões de reais na compra das obras para distribuir para alunos de todo o Brasil. Em 2011, por exemplo, o órgão investiu R$ 880,2 milhões em livros deste tipo para os estudantes. Por isso, valorizar o livro didático, é também uma forma de valorizar a educação e os alunos.

Veja mais!