Publicado por Priscila Melo

No dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós, você sabia disso? Essa data é comemorada neste dia aqui no Brasil e também Portugal. O que você acha de conhecer um pouco mais dessa história?

Dia dos avós

Foto: Reprodução

A origem

A criação desta data comemorativa teve origem no século I a.C. Foi o Papa Paulo VI que decretou o dia 26 de julho como sendo o dia dos avós. Antes, essa comemoração já foi festejada nos dias 20 de março (junto com São José) e 16 de Agosto (associando com o triunfo da filha na celebração de Assunção).

Dizem que Ana e seu marido Joaquim, viviam em Nazaré e eram apenas os dois. Ana não podia ter filhos, mas o casal, sempre muito confiante, rezava pedindo que o Senhor enviasse a eles uma criança.

Ana já estava com a idade bem avançada, mas ainda tinha esperanças. Até que em certo dia um anjo do Senhor apareceu para ela comunicando que estava grávida. O casal teve a grande alegria de ter uma bela e abençoada menina, que foi batizada com o nome Maria.

Santa Ana e São Joaquim

Ana e Joaquim são os pais de Maria, mãe de Jesus, e nos dias de hoje são considerados como santos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e também das que desejam ter filhos. Quando Maria tinha 3 anos, sua mãe faleceu. Mas Maria, assim como sua querida mãe era muito devota e tinha muita fé em Deus. Foi por esse amor que ela tinha a Deus, que ela foi escolhida para ser mão de Jesus Cristo.

Pais duas vezes

Os avós acabaram ficando conhecidos ao longo do tempo como os segundos pais de uma criança. Essa fama se deu pelo fato dos avós darem muito carinho aos seus netos, e cuidarem deles como se fossem seus próprios filhos. Portanto, esta data apesar de ter um significado bíblico é também adotada para festejar essas pessoas que acabam se tornando especiais em nossas vidas.

Os avós, precisam de atenção, carinho e de um cuidado especial. O corpo dos idosos já não aguenta mais os esforços que aguentava quando eles eram mais jovens. Então, ao comemorar esse dia com eles, deve-se escolher uma diversão que saiba que ele irá gostar.

Neste dia é interessante juntar a família perto deles, conversarem todos juntos, fazer um almoço especial, passearem por um parque, curtirem o dia ao lado deles. Vale dar presentes, fazer uma ligação, abraçar, beijar, entre várias outras ações. Tudo para demonstrar o carinho e respeito que eles merecem.

O dia dos avós é o dia onde todos os bons sentimentos como: respeito, carinho e amor, devem se multiplicar. Uma vez que, todos esses bons setimentos devem existir durante todos os dias do ano.

Veja mais!