Publicado por Nicoli Tomazella

O dia dos pais é comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto. É uma data especial, já que o pai é o alicerce da família, é o espelho dos filhos meninos e o herói das meninas. O pai é uma figura mais que importante para os filhos, não importa a idade que eles estejam seja uma criança, seja adolescente ou até adulto, o pai é uma figura de proteção que sempre estará ao lado dos filhos. Por isso uma data só para eles.

Dia dos Pais

Foto: Reprodução

A história do Dia dos Pais

Esta data existe há mais de quatro mil anos, foi quando um jovem fez um cartão esculpindo na argila algumas palavras desejando sorte, saúde e vida longa a seu pai.

Porém, nos EUA, uma moça resolveu homenagear seu pai, um ex-combatente militar, ela resolveu homenageá-lo, pois era um pai solteiro, era viúvo e criou os seis filhos sozinhos. A filha escolheu como data especial o dia do aniversário de seu pai, 19 de junho, para homenagear seu pai.

Fez tanto sucesso que a data foi divulgada por todo o estado de Washington, passando logo a se tornar uma festa nacional.

O dia dos pais no Brasil

Essa data chegou ao Brasil no ano de 1953, pelo publicitário Sylvio Bhering. Aqui no Brasil a data passou de junho para agosto, devido a alguns motivos comerciais.

A imprensa se juntou a fim de promover um concurso onde homenagearam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

O papel do pai na vida dos filhos

Quando um homem se torna pai ele ganha responsabilidades com seus filhos, devendo sustenta-lo de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção. Para um filho o pai é a figura de um herói, é nele que a criança vai se espelhar, é nele que será à base da vida de um filho, principalmente se for um menino. O pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seu filho, segundo a Constituição Federal, de 1988. Durante esse tempo ele poderá auxiliar a mãe da criança, no caso sua mulher e fazer o registro de seu filho no cartório.

O comércio durante esse dia

O dia dos pais é um dia especial, onde seus filhos presenteiam seus pais de diversas maneiras. E uma delas é com presentes concretos, como roupas ou algum objeto que seu pai goste muito. Assim o comércio é muito movimentado, e rende um bom dinheiro durante a semana do dia dos pais.

Veja mais!