Publicado por Nicoli Tomazella

O dia do índio é comemorado no dia 19 de abril. Esta data foi criada e decretada no ano de 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como uma forma de homenagear esse povo.

Dia do índio

Foto: Reprodução

Os índios na colonização brasileira

Desde o descobrimento do Brasil os índios estão presentes na história, eles sofreram muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos portugueses.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram uma população grande de índios nativos espalhados por toda nossa terra, aproximadamente seis milhões.

Os índios foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam e muitos morreram por maus tratos e por tiros quando tentavam fugir, dessa forma reduziu uma grande parte da população indígena no Brasil.

Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostravam como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigiam dos índios que atendessem as vontades e necessidades que eles desejavam.

O modo de viver dos índios

Os índios vivem de modo muito diferente do homem, eles costumam morar em aldeias, em casas que são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca.

A alimentação deles é baseada em raízes, como a mandioca, cará, inhame e batata doce, além da caça e da pesca.

Produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e também objetos para o dia a dia, como vasilhas de cerâmicas, cestos de palha, redes, etc.

Eles têm o costume de pintar seus corpos com uma tinta extraída de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.

A origem do dia do índio

No ano de 1940 foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Contou com a participação de diversos países da América e vários líderes indígenas do continente, que foram convidados para participarem das reuniões e decisões que seriam tomadas.

Os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos com o evento. O que era compreensível já que há século foram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”, como eles chamam os que não são indígenas.

Após algumas reuniões e reflexões, muitos dos líderes indígenas resolveram participar, pois entenderam a importância que teria aquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que logo após ficou conhecido, no continente americano, como o Dia do Índio.

A comemoração dessa data

Durante o dia do índio ocorre várias comemorações e eventos dedicados à eles por todo o Brasil. Nas escolas, os alunos costumam fazer uma pesquisa sobre a cultura dos índios e fazem um atividade sobre, os museus fazem exposições e alguns municípios realizam festas comemorativas. Durante esse dia também deve ser feito um momento de conscientização da importância e preservação do povo indígena ao nosso país.

Veja mais!