Publicado por Débora Silva

Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é de 190.755.799 habitantes. É muita gente! Este número coloca o Brasil no quinto lugar da lista dos países mais populosos do mundo, ficando atrás somente da China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões).

Embora seja populoso, o nosso país é pouco povoado: a população brasileira encontra-se distribuída em um extenso território de 8,5 milhões de km², o que indica que a população relativa é de aproximadamente 22,4 hab./km². Este dado classifica o Brasil como sendo um país pouco povoado, apesar de ser populoso com relação ao número da população absoluta.

Distribuição da população no Brasil

Foto: Reprodução

Distribuição irregular

A população brasileira está distribuída de forma irregular no território, o que fica claro quando comparamos algumas regiões ou estados do nosso país. Há regiões densamente povoadas, ou seja, que concentram mais pessoas; e outras com baixa densidade demográfica. A distribuição da população brasileira também tem motivos históricos. Por exemplo, a concentração econômica e política do Brasil na região Sudeste, desde os séculos XVIII e XIX, também fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.

Distribuição nas regiões

De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, a distribuição da população brasileira se dá da seguinte maneira:

  • Região Sudeste – É a mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes. O surgimento da indústria nesta região foi um fator essencial para a urbanização e a concentração populacional em seu território, pois foi um fator de atração para trabalhadores de diversas áreas do Brasil.
  • Região Nordeste – É a 2ª mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população brasileira. A densidade demográfica é baixa, por causa da migração ocorrida para outras áreas do Brasil, ocasionada pelas crises socioeconômicas.
  • Região Sul: É a 3ª mais populosa do país, com 27 milhões de habitantes. Possui um elevado índice de urbanização, por ser composta apenas por três estados que contêm bastante riqueza.
  • Região Norte: É a 4ª mais populosa, com 16 milhões de pessoas. É a maior região e a que apresenta a menor densidade demográfica, com cerca de 4 habitantes para cada quilômetro.
  • Região Centro-Oeste: É a menos populosa do Brasil, com 14,5 milhões de pessoas.

Veja mais!