Publicado por Priscila Melo

Você já parou para observar que quando estudamos História sempre existe uma divisão do tempo? O estudo da História é divido em cinco períodos: a Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Hoje vamos falar um pouco dessa divisão e conhecer um pouco de cada tempo histórico.

Como a História foi dividida nesses períodos?

É neste momento que vem a dúvida, como será que fizeram para dividir a História nesses períodos? Os historiadores estudaram bastante todos esses tempos analisando qual seria o período em que houve algum marco na história, eles analisam as experiências e mudanças que ocorreram com o homem ao longo do tempo.

A Pré-história

A Pré-história

Foto: Reprodução

A Pré-História, que foi onde tudo começou, vai do início dos primeiros seres humanos na Terra até 400 anos antes de Cristo. Neste período o homem aprendeu a utilizar todos os benefícios da natureza, a viver em comunidade, domesticar animais, cultivar as plantas, inventou ferramentas, descobriu o fogo. Ainda neste período o homem começou a se comunicar por meio de pinturas até chegar à escrita.

Este período da história é dividido em três partes: Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada; Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida; e a Idade dos Metais.

A Idade Antiga

A Idade Antiga

Foto: Reprodução

A Idade Antiga, também conhecida como Antiguidade, vai de 4000 a.C. até 476 d.C.. Foi neste período que a história começou de verdade. Houve a formação de várias civilizações como: os sumérios, egípcios, gregos, romanos, mesopotâmicos, entre muitos outros. A formação dessas civilizações ocorreu em áreas onde o solo era fértil, com o desenvolvimento da agricultura esses povos deixaram as vidas nômades e passaram a surgir as civilizações.

A Idade Média

A Idade Média

Foto: Reprodução

Este período teve início em 476, com a queda do Império Romano e foi até 1453, quando Constantinopla é tomada pelos turcos otomanos. Na Europa Ocidental o foco foi a religião, o cristianismo tomou conta do mundo com suas crenças. O feudalismo é um dos temas mais estudados dessa época. A filosofia, literatura e outras artes tiveram mais espaço nesse período.

A Idade Moderna

A Idade Moderna

Foto: Reprodução

Teve início em 1453 e término em 1789, essa época foi marcada pelo renascimento e expansões marítimas. Muitas nações europeias começaram a ir à busca de novas terras para exploração e dominação, principalmente na América e África. Com os estudos dessa época foi possível um avanço tecnológico que ocasionou várias descobertas nessa época. O final desse período foi marcado pela Revolução Francesa.

A Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea

Foto: Reprodução

Esse período teve início em 1789, quando a Revolução Francesa começou e vai até os dias de hoje. Do início deste período até os dias atuais aconteceram muitas coisas, revoluções de independência, evolução da tecnologia e armamentos, que ocasionaram em guerras mundiais.

Veja mais!