Publicado por Débora Silva

Os numerais multiplicativos fazem referência ao número de vezes que uma determinada quantidade foi multiplicada, indicando um aumento proporcional desta mesma quantidade. Você já deve ter ouvido falar de dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo, não é? Mas o que essas palavras significam de fato e como e quando são utilizadas?

Dobro

Imagine a seguinte situação: João tem uma caixa com 5 bombons e Maria tem o dobro. Isto quer dizer Maria tem quantos bombons em sua caixa?

Para descobrir a resposta, basta multiplicar a quantidade dos bombons da caixa de João por 2. Isto é, a quantidade de bombons de Maria é igual a 5 x 2 =10. Logo, o dobro de 5 é 10.

O dobro de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 2.

Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo

Foto: Reprodução

Triplo

Vamos imaginar que existem mais pessoas na turma de João e Maria, certo? João tem uma caixa com 3 lápis de cor, Maria tem o dobro e Juliana tem o triplo. Isto quer dizer que Juliana tem quantos lápis em sua caixa? Como vimos anteriormente, multiplicamos o número dado por 2 para acharmos o dobro, mas e o triplo? Para encontrarmos o triplo, basta multiplicarmos por 3. Isto é, o triplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 3.

Desta forma, temos que: João tem 3 lápis de cor; Maria tem 6 (o dobro); e Juliana tem 9 lápis de cor (o triplo de João).

Quádruplo

Imagine o seguinte: João tem 2 bolas, Maria tem o dobro de bolas que João tem, Juliana tem o triplo de bolas que João tem e Rafael tem o quádruplo de bolas que João tem.

Rafael tem quantas bolas?

O quádruplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 4. Sendo assim, se João tem 2 bolas e Rafael tem o quádruplo do número de bolas de João, temos que: 2 x 4 = 8 bolas.

Quíntuplo

O quíntuplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 5. Pense na seguinte situação: Márcia tem 3 bolinhas de gude; Júlia tem o dobro; Pedro tem o triplo de bolinhas de gude que Márcia tem; Jonas tem o quádruplo de bolinhas de gude que Márcia tem e Felipe tem o quíntuplo de bolinhas de gude que Márcia tem.

Dessa forma, temos que:

  • Márcia = 3 bolinhas de gude;
  • Júlia = 3 x 2 = 6 (o dobro de Márcia);
  • Pedro = 3 x 3 = 9 (o triplo de Márcia);
  • Jonas = 3 x 4 = 12 (o quádruplo de Márcia);
  • Felipe = 3 x 5 = 15 (o quíntuplo de Márcia).

Veja mais!