Ciências

Eclipse Lunar: o que é e como acontece

O eclipse lunar é considerado um dos mais notáveis espetáculos celestes observáveis a olho nu, mas antigamente era bastante temido, pois muitos povos associavam esse fenômeno a profecias de fim dos tempos, devido sua coloração meio avermelhada, parecendo com cor de sangue.

O eclipse Lunar pode fornecer importantes informações sobre a atmosfera de nosso planeta, ainda que de modo didático.

Por exemplo, a luminosidade da Lua varia muito de um eclipse para outro, pois depende da concentração de algumas partículas em suspensão na atmosfera (como os aerossóis).

Lua vermelha

O eclipse Lunar ocorre através do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua (Foto: depositphotos)

A coloração depende, basicamente, da transparência da nossa atmosfera, e como ela é dinâmica, dificilmente teremos um eclipse lunar exatamente igual ao outro. Em geral, um eclipse mais brilhante será visto quando o ar está livre do poluentes.

O que é um Eclipse Lunar

Eclipse é quando, pelo menos, três corpos celestes ficam alinhados (o Sol, a Terra e a Lua [1]). O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando nosso planeta projeta sua sombra na Lua, ocultando-a parcial ou totalmente.

O evento pode ser observado em um hemisfério inteiro da Terra [2], e a Lua assume uma coloração avermelhada.

Como ocorre

Sombra da Terra na Lua

A sombra da Terra leva aproximadamente 1 hora para cobrir completamente a Lua (Foto: depositphotos)

O eclipse Lunar ocorre através do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, estando o planeta Terra entre esses dois corpos celestes.

A Terra, ao projetar sua sombra sobre a Lua, a deixa “invisível”. Nesse caso, se a Lua está atravessando a sombra (ou penumbra) da Terra, a Lua está na fase de lua cheia ou muito próxima dela (antes ou depois). Esse fenômeno não é visível de qualquer parte do planeta.

Quando o eclipse começa, observa-se a sombra da Terra, arredondada, cobrindo lentamente o disco da Lua. Dizemos que está iniciando a fase parcial do eclipse.

A sombra da Terra leva aproximadamente uma hora para cobrir completamente a Lua. Quando a Lua está completamente coberta pela sombra da Terra, dizemos que o eclipse está na totalidade.

Durante a totalidade, a Lua geralmente apresenta uma coloração avermelhada, pois a atmosfera da Terra [3] desvia um pouco da luz do Sol, que é formada por todas as cores, interage com as moléculas da atmosfera e a luz azul é removida, passando mais componente na região do vermelho.

Por isso, a luz que chega à Lua desviada pela atmosfera da Terra é avermelhada. Após a totalidade, a Lua vai lentamente deixando a sombra da Terra, sendo novamente iluminada pelo Sol e retomando sua cor prateada como de costume.

Eclipse Solar e Eclipse Lunar

Eclipse Lunar e Solar

No eclipse solar, a Lua passa entre a Terra e o Sol (Foto: depositphotos)

Qual seria, então, a diferença entre eclipse Solar e Lunar? Veja um exemplo prático: imagine que você está observando duas pessoas chamadas “SOLange” e “LUAne”.

Se a Luane passar na frente da Solange, por alguns segundos você não verá a Solange, e você poderá dizer que a Luane eclipsou a Solange.

Perceba que o eclipse depende da posição de onde você está observando o fenômeno. O mesmo acontece com os corpos celestes: às vezes um passa na frente do outro, e temos então, um eclipse.

Há dois tipos de eclipses envolvendo o Sol, a Terra [4] e a Lua: o eclipse Solar e o eclipse Lunar. Nos dois casos há o alinhamento perfeito entre os três astros. No caso do eclipse Solar, a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, e no caso do eclipse Lunar, o planeta Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua.

Tipos de Eclipse Lunar

Existem três tipos de eclipses lunares: parcial, total e penumbral.

Fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Existem dois tipos de eclipses: Lunar e Solar.
  • No eclipse Lunar, a Terra encontra-se alinhada com o Sol e a Lua, e localizada entre eles.
  • No eclipse Solar, a Lua localiza-se alinhada entre a Terra e o Sol.
  • Os principais tipos de eclipse Lunar são: parcial, total e penumbral.
  • Quando acontece o eclipse Lunar total, a Lua fica com um aspecto de bola avermelhada, com cor de sangue.

Exercícios resolvidos

1- Quando ocorre o alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua, acontece o eclipse. Contudo, quando a Terra está entre o Sol e a Lua, trata-se de qual eclipse?
R: Eclipse Lunar.
2- Quais os tipos de eclipse Lunar?
R: Eclipse parcial, total e penumbral.
3- Qual a coloração da Lua numa situação de eclipse total?
R: Avermelhada, como sangue.
4- A coloração de um eclipse Lunar é sempre a mesma?
R: Não, pois depende da qualidade do ar atmosférico, ou seja, quanto menos poluído, mais brilhante será o fenômeno.
5- Quanto tempo dura mais ou menos um eclipse total?
R: Em média, entre 1,5 e 3,5 horas.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» LOPES, Wilson. Eclipse total da Lua. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 400-409, 2014.