Publicado por Priscila Melo

Você já deve ter ouvido falar em efeito estufa, se não ouviu vai saber agora o que significa este efeito e quais as consequências dele em nossas vidas.

Efeito Estufa

Foto: Reprodução

O que é o Efeito Estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural em que a Terra fica aquecida em uma temperatura média de 15°C, se esse efeito não existisse a Terra seria muito fria e não seria habitável para muitas espécies de animais e vegetais. Porém, em consequência de certos atos do homem esse fenômeno tem aumentado cada vez mais, fazendo que a temperatura aumente cada vez mais.

Você já entrou em um carro que passou algum tempo fechado debaixo do sol? A temperatura do carro fica muito quente, quase insuportável dependendo do tempo em que ficou exposto ao calor do sol, isso acontece porque o calor penetra pelos vidros do carro e não sai. E é isso que está acontecendo com nosso planeta.

Como acontece?

O efeito estufa acontece quando os raios solares chegam a Terra, parte deles bate na camada de ozônio e volta, como se fosse um espelho, e outra parte desses raios penetra pela camada e atinge a superfície terrestre e em seguida volta para a atmosfera. Alguns desses raios que atingem a superfície terrestre ficam presos entre a camada de ozônio e a superfície, devido a isso é que a Terra se mantém aquecida. Porém com os avanços tecnológicos, principalmente na área industrial, com a emissão de gases poluentes e outras ações do homem esse processo sofreu graves consequências que têm prejudicado todo planeta. Esses gases causam buracos na camada de ozônio fazendo com que os raios penetrem mais facilmente na superfície solar.

A ação do homem na aceleração do efeito estufa

Em sua forma natural, esse efeito é essencial para a vida na Terra, porém devido a algumas ações do homem esse efeito tem sido acelerado e causado cada vez mais danos aos seres vivos.

Os gases emitidos pelas indústrias e carros criam uma camada sobre os locais onde são emitidos, isso ocorre em grande escala nas cidades grandes, essa camada de gases impede que os raios solares se dissipem e acaba ocorrendo um efeito estufa muito mais intenso, pois os raios que ficam retidos fazem com que a temperatura fique ainda mais quente, como em uma estufa de verdade. Os principais gases que causam esse efeito são: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, óxido nitroso (N2O), metano (CH4), cloro-flúor-carboneto (CFC) entre outros.

Essa aceleração também é dada devido ao desmatamento das florestas (derrubadas e queimadas), pois as árvores controlam as chuvas, os ventos e as temperaturas das regiões próximas. À medida que diminuem, o calor aumenta.

As consequências do efeito estufa

  • Com o aumento da temperatura na Terra, muitos problemas podem ocorrer, como por exemplo:
  • Aumento da escassez da agua, devido à diminuição das chuvas;
  • Desaparecimento de diversas espécies da fauna e da flora;
  • Doenças decorrentes do calor;
  • Tufões, maremotos e furacões;
  • Elevação do nível do mar, pois as calotas de gelo iriam se derreter;
  • Inundações nas cidades litorâneas, devido a elevação do nível do mar.

Esses são apenas alguns dos problemas que podem acontecer devido a essas alterações na temperatura.

Algumas pesquisas afirmam que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos, e que a China e os Estados Unidos são alguns dos maiores  emissores de gases poluentes do mundo.

Possíveis soluções

Muitos países, as ONGs e outras organizações têm se preocupado com este problema e procurado formas de amenizar este aumento de temperatura. Houve reuniões onde foram discutidas possíveis soluções a respeito desse problema. Os países assinaram em 1997, o Protocolo de Kyoto, onde deveriam reduzir significativamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Mas nem todos os países se mobilizam para fazer com que esse protocolo seja cumprido.  O Brasil está entre os países que mais emitem esses gases, por isso é necessário que cada um se mobilize e tente reduzir cada dia mais a emissão desses gases.

Veja mais!