Publicado por Ana Ligia

Levantar cedinho é, normalmente, algo bem difícil de fazer. Quando o dia está frio, a vontade de ignorar o toque do despertador e permanecer em baixo das cobertas quentinhas é ainda maior. Mas você sabe por que temos a tendência de ficarmos mais preguiçosos nos dias de baixa temperatura?

Por que sentimos mais sono no inverno?

O metabolismo do nosso organismo fica muito mais lento nos dias frios e costumamos gastar menos energia. Por isso que sentimos tanta sonolência e dificuldade de sair da cama. Procure praticar exercícios físicos para mantê-lo mais acelerado.

Por que engordamos no inverno?

Como normalmente praticamos menos exercícios no inverno, acabamos ganhando alguns quilinhos a mais. Isso também ocorre porque nessa época sentimos mais fome, pois o organismo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal que deve ficar entre 36º e 37º.

Efeitos do inverno

Foto: Pixabay

Outro motivo para ganharmos mais peso no inverno é que o sistema imunológico queima menos gordura, com a intenção de economizar energia para combater doenças como gripe e resfriado.

Por que ficamos mau humorados e com sono no inverno?

A serotonina é um neurotransmissor produzido pelo tronco encefálico que é responsável por sensações como humor e sono. Nas épocas de inverno, ela costuma ter uma redução na sua produção. Uma das maneiras de estimulá-lo é praticar exercícios, ouvir músicas e tomar sol, ainda que ele apareça de maneira tímida no inverno.

Efeitos da pele no inverno

A pele também sente alguns efeitos nas épocas de friagem; sensibilidade ao toque, ressecamento, rachaduras e aspecto enrugado são algumas das sequelas deixadas pelo frio. O ideal é sempre mantê-la hidratada e protegida. Mesmo no inverno é essencial o uso de filtros solares e protetores labiais.

Veja mais!