Publicado por Anna de Cássia

É graças à eletricidade que nós conseguimos acender uma lâmpada, ligar a TV ou colocar o celular pra carregar. Porém, nem sempre a eletricidade existiu. Antigamente as pessoas tinham uma vida muito mais difícil que a nossa, sem aparelhos eletrônicos como computador, TV, nem sequer geladeira, e usavam lampiões e luz de velas para iluminar a casa durante a noite.

Eletricidade

Foto: Reproduçãço

No tempo das nossas bisavós, por exemplo, as pessoas não podiam comprar muita comida, pois ela se estragava muito rápido, já que não tinha nenhuma geladeira para armazenar. Por isso eles precisavam consumir sempre os alimentos frescos, então compravam sempre em pequenas quantidades nas quitandas que existiam na época.

Antes da descoberta da eletricidade as pessoas utilizavam ferro à brasa para passar a roupa, sal para conservar as carnes, enterravam água para ela ficar gelada quando fossem beber.

A descoberta da eletricidade

Todo esse cenário começou a mudar quando um físico inglês chamado Willian Gilbert começou a estudar a eletricidade, ainda no século XVII. A partir desses estudos, mais e mais estudos foram feitos, que levaram os cientistas a descobrir como produzir eletricidade. A partir daí começaram a surgir os primeiros objetos que funcionavam à base de eletricidade. Um deles foi a lâmpada, inventada por Thomas Edison.

Maneiras de gerar eletricidade

A energia elétrica pode ser obtida de várias formas diferentes. A maneira como esta eletricidade é gerada é o que vai definir o tipo de energia que ela é. Existe, por exemplo, a energia nuclear, principal tipo de energia consumida nos Estados Unidos. Veja outros tipos de energia:

  • Energia hidroelétrica: gerada em usinas hidrelétricas;
  • Energia nuclear: gerada em usinas nucleares;
  • Energia eólica: gerada em cata-ventos e moinhos;
  • Energia solar: gerada através da captação da luz solar;
  • Energia térmica: quando o calor acaba gerando energia;
  • Energia mecânica: quando o movimentar de máquinas e engrenagens gera energia.

Principal fonte de energia do Brasil

Aqui no Brasil a principal fonte de energia são as hidrelétricas, que utilizam o movimento da água dos rios para gerar eletricidade. Como o Brasil é um país muito extenso e que possui muitos rios, esta acaba sendo a forma mais viável para obtenção de energia elétrica. Não é a toa que hoje em dia o Brasil é um dos cinco maiores produtores de energia hidroelétrica.

Ao todo existem 158 usinas hidrelétricas funcionando no Brasil. As principais delas são: Itaipu, Rio Tocantins, Belo Monte, Rio Paraná, Rio Madeira, Paulo Afonso, Rio Xingu, Tucuruí, dentre outras.

Veja mais!