Publicado por Débora Silva

Nós sabemos que a língua portuguesa e as suas regrinhas podem nos pregar diversas peças, não é mesmo? Existem algumas expressões bastante parecidas e que nos provocam dúvidas sobre o seu uso correto, como é o caso de “em vez de” e “ao invés de”.

As duas expressões existem no nosso idioma e têm significados bem semelhantes, sendo frequentemente utilizadas como sinônimos. No entanto, tais expressões possuem algumas particularidades que devemos conhecer para empregá-las corretamente.

Quando usar “em vez de”?

A expressão “em vez de” é utilizada como sinônimo de “em lugar de” ou “no lugar de”. Deve ser utilizada quando existe a ideia de substituição de alguma coisa ou alguém.

Confira atentamente os exemplos a seguir:

-Em vez de mandar um SMS para o meu amigo, irei telefonar para ele.
-Em vez de viajar de ônibus, fui de trem.
-Ela assistiu à novela em vez de filme.

Atenção! Embora a expressão “em vez de” seja mais empregada com o significado de “em lugar de”, ela também pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”. Observe o exemplo a seguir com atenção:

-O vizinho, em vez de diminuir o barulho, aumentou-o.

No exemplo acima, “em vez” poderia se substituído por “ao invés de” por causa dos termos contrários.

Quando usar “ao invés de”?

A expressão “ao invés de” deve ser usada com o significado de “ao contrário de”, “em oposição a”, “avesso” e “inverso”. A palavra “invés” vem do latim e significa “inverso” e deve ser usada quando há a ideia de oposição.

Confira atentamente os exemplos a seguir:

-Ao invés de chorar, podia acalmar-se e conversar.
-Nos perdemos no caminho, porque ao invés de virarmos à direita, viramos à esquerda.

Como evitar o erro no uso dessas expressões? Uma boa dica é lembrar que “ao invés de” somente pode ser utilizada quando existe a ideia de oposição. Já a expressão “em vez de” tem um uso mais abrangente e pode ser usada em diversas situações, desde que o seu significado seja mantido. Por isso, opte por utilizar “em vez de” para não cometer erros.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).

Veja mais!