Publicado por Priscila Melo

Você sabe o que são encontros consonantais? Na língua portuguesa existem muitas expressões para definir uma determinada regra e neste caso fica até fácil entender o que seria um encontro consonantal ou ao menos sobre o que esta está falando, pois a palavra “consonantal” nos faz lembrar as consoantes do alfabeto.

Encontros consonantais

Foto: Reprodução

Definição

O encontro consonantal nada mais é que a junção de uma ou mais consoantes em uma palavra, seja esse encontro na mesma sílaba ou não. Exmplos:

Trabalho – Armada – Arquivo – Cravo – Mercado – Matraca – Mestrado – carcaça – Trovão – monstro – Morte – Broche – Crise –  entre outras.

Classificações

Existem dois tipos de encontros consonantais, aqueles que são chamados perfeitos e os que levam o nome de imperfeitos.

Os encontros consonantais perfeitos ou puros são aqueles onde o encontro das consoantes pertecem a uma mesma sílaba. Exemplos:

Tra-ve, tra-tor, blu-sa, ma-gre-la, bi-ci-cle-ta, pra-to, fra-co, fla-ne-la, trei-no, pro-ble-ma,

Os encontros consonantais imperfeitos ou disjuntos são aqueles onde o encontro das consoantes não pertence à mesma sílaba, ou seja, da divisão silábica elas ficam separadas. Exemplos:

Carro, advo-ga-do, corte, morte, dardo, cansa-do, alge-ma, aspecto.

Existem também grupos consonantais que aparecem no início de uma palavra e esses jamais podem ser separados. Exemplos:

Pneu-mo-ni-a,  Psi-có-lo-go,  Gno-mo, Psi-co-se.

É importante observar algumas situações extras que acontecem quando o assunto é encontros consonantais.

Observação 01 – Algumas palavras são escritas com “x”, mas têm um som de “sc”. A essas palavras são atribuídas a esse x um encontro consonantal fonético, ou seja, presente apenas no som. O que também por alguns gramáticos é conhecido como dífono. Exemplos:

xi, Axila.

Observação 02 – Algumas palavras recebem as letras “m” e “n” como se fossem uma semivogal. Para casos assim, esses encontros de consoantes não são considerados um encontro consonantal. Exemplos:

Bambu, Antes.

Distinguindo encontro consonantal de dígrafo

É importante saber diferenciar bem para não confundi-los. Um encontro consonantal, como você já sabe, é o encontro de duas consoantes que possuem cada uma delas o som de consoante.

Já o dígrafo é o encontro de suas consoantes que possuem apenas um som. Essas duas, quando juntas, possuem apenas um fonema, diferentemente do encontro consonantal que cada consoante possui um fonema.

Veja mais!