Por Priscila Melo em 04/08/2014

Quando estudamos gramática um dos primeiros assuntos que aprendemos é sobre os encontros vocálicos. Você vai ver agora o que são os encontros vocálicos, como são classificados e quais as diferenças entre os tipos de encontros que existem.

encontros-vocalicos

Definição

O encontro vocálico, como a própria palavra já nos diz, é o encontro de duas ou mais letras que possuem sons vocálicos em uma única palavra. Esse tipo de encontro é um agrupamento de vogais e semivogais, sem que haja uma consoante intermediária, ou seja, elas estarão juntas, sem uma consoante para separá-las.

Classificação

É muito importante conhecer bem a separação silábica, pois a classificação dos encontros vocálicos depende completamente dela. Classificamos os encontros vocálicos em três grandes grupos: o hiato, o ditongo e o tritongo.

Dentre estes dois últimos ainda temos outras classificações, o ditongo ainda pode ser classificado como: crescente, decrescente, oral e nasal. E o tritongo pode ser classificado como: oral ou nasal.

Hiato

O hiato é o encontro de duas letras que possuem sons vocálicos, em uma mesma palavra, mas que na separação das sílabas ficam separadas. Observe agora alguns exemplos:

  • Cadeado – ca-de-a-do
  • Poesia – po-e-si-a
  • Memória – me-mó-ri-a
  • Viela – vi-e-la
  • Piada – pi-a-da
  • Democracia – de-mo-cra-ci-a
  • Saída – sa-í-da

Ditongo

O ditongo é o encontro de duas letras com sons vocálicos que se apresentam juntas em uma mesma palavra e também na mesma sílaba. Observe que diferentemente do hiato, quando ocorre a separação silábica, as duas letras permanecem juntas na mesma sílaba. Neste caso, uma das letras é conhecida como a vogal (a mais forte, tônica) e a outra é conhecida como semivogal (a mais fraca, átona). Veja os exemplos: madeira – ma-dei-ra; água – á-gua.

Como já foi dito anteriormente, os ditongos podem ser classificados como: crescente ou decrescente, e oral ou nasal.

O ditongo crescente é quando temos o encontro de uma semivogal com uma vogal na mesma sílaba. Exemplos: série, quadro, próprio, água, mágoa, área.

O ditongo decrescente é quando temos o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: madeira, pouco, intuito, mais, pai, mingau.

O ditongo oral é quando o som do encontro vocálico passa pela cavidade oral, fazendo com que não tenha a passagem do ar pelas vias nasais. Exemplos: sequestro, faliu, ouvir, tranquilo.

O ditongo nasal é quando o som do encontro vocálico passa pela cavidade nasal, produzindo um som nasalizado. Exemplos: mãe, quanto, pão, freqncia.

Tritongo

O tritongo é o encontro de três letras com sons vocálicos que se apresentam juntas em uma mesma palavra e também na mesma sílaba. A sequência dessa construção é formada por uma semivogal, uma vogal e outra semivogal. Os tritongos podem ainda ser classificados como oral ou nasal.

O tritongo oral é quando o som do encontro vocálico passa pela cavidade oral, fazendo com que não tenha a passagem de ar pelas vias nasais. Exemplos: Paraguai, iguais, averigueis.

O tritongo nasal é quando o som do encontro vocálico passa pela cavidade nasal, produzindo assim um som nasalizado. Exemplos: quão, saguão.