Publicado por Débora Silva

A energia eólica é aquela gerada a partir da transformação da energia do vento em energia útil, como na utilização de aerogeradores para produção de eletricidade, moinhos de vento para produção de energia mecânica ou velas para conduzir veleiros.

Este tipo de energia é utilizado pelo homem desde a antiguidade, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica é considerada uma importante alternativa aos combustíveis fósseis, por ser renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer área e é limpa, ou seja, não gera poluição e necessita de menos terreno.

Energia eólica

Foto: Reprodução

Como a energia eólica é gerada?

A produção de energia eólica se dá por meio de grandes turbinas, chamadas de aerogeradores e que possuem o formato de catavento ou um moinho que produz, com o movimento da hélice, um campo magnético na turbina. Os aerogeradores são colocados em regiões abertas e com uma boa quantidade de ventos e o movimento destas turbinas gera energia elétrica através de um gerador.

Os aerogeradores precisam ser agrupados em parques eólicos (conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica) para que a produção da energia seja rentável. No entanto, também podem ser usados isoladamente, no fornecimento de lugares afastados da rede de transmissão.

Os locais com ventos frequentes de 15 km/h são os ideais para a instalação de aerogeradores. A exploração comercial deste tipo de energia começou aproximadamente na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo. Com a crise, os países da Europa começaram a investir em outras formas de energia.

O uso da energia eólica no mundo

Hoje, somente 1% da energia gerada no mundo é proveniente desta fonte. No entanto,  potencial para exploração é grande e, atualmente, a capacidade eólica mundial é de 238,4 Gigawatts (GW).

Os países que mais produzem energia eólica são os seguintes: China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Índia, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Portugal.

A energia eólica no Brasil

O Brasil apresenta grande potencial em energia eólica, mas atualmente a capacidade instalada é de 4.5 GW, número que representa menos de 2% do potencial total. No nosso país, o custo da geração de energia através desta fonte é de aproximadamente US$70 a US$80 por Mwh, o que a torna competitiva com a termoelétrica e a energia nuclear. O Nordeste é a região do Brasil que possui o maior potencial eólico, com 6.000 MW.

Veja mais!