Ciências

Energia não renovável

Após algumas descobertas do homem, como o fogo e a energia, fica bem difícil imaginar como seria a vida sem esses recursos, não é mesmo? O que aconteceria se algum dia a energia acabasse completamente? Quando falamos de energia, lembramos logo da energia elétrica, mas existem muitos outros tipos de energia, alguns deles são renováveis e outros não. Veremos agora um pouco mais sobre a energia não renovável.

Energia não renovável

Foto: Reprodução

Definição

A energia não renovável é aquela que está presente na natureza em quantidade limitada, ou seja, é uma energia esgotável e que não pode ser renovada caso acabe.

Esse tipo de energia pode ter origem em combustíveis fósseis (o petróleo, o gás natural e o carvão mineral) e no urânio, que é utilizado na energia nuclear. Essa é uma energia considerada suja, pois sua exploração e/ou retirada, causa diversos prejuízos ao meio ambiente e também ao homem.

Os combustíveis fósseis

Existem três tipos de combustíveis fósseis: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Veja agora um pouco mais sobre cada um deles:

Os combustíveis nucleares

A energia nuclear, também conhecida como energia atômica, também é um combustível fóssil, pois nela ocorre a desintegração do núcleo do elemento químico urânio (que é um elemento que possui muita energia) para gerar assim a eletricidade. O minério de urânio encontra-se no solo em concentrações que são baixas e é extraído através da mineração em 19 países. Um dos principais problemas é que nessa energia existe uma grande produção de lixo radioativo, que deve ser tratado, transportado e isolado seguindo corretamente as normas de segurança. O urânio é utilizado para reabastecer os reatores nucleares de geração de energia, que por fim gera a eletricidade.