Ciências

Energia solar

Utilizamos a energia para quase tudo em nosso dia a dia. Já imaginou não ter como assistir televisão, ligar o computador, acessar a internet, carregar o celular? Seria quase impossível viver assim, não é mesmo? Nos habituamos a usar a energia em nosso cotidiano de uma forma que agora ela se tornou completamente essencial.

Energia solar

Foto: Reprodução

Geralmente para que a energia seja produzida os homens acabam agredindo o meio ambiente, isso ocorre muito quando usam as termelétricas e hidroelétricas. Com isso, alguns cientistas passaram a procurar novas formas de obter energia sem causar danos ao meio ambiente. Até que eles tiveram a ideia de utilizar o calor do Sol como fonte de energia. A partir deste momento muitas pesquisas foram feitas a respeito dessa fonte de energia, e muitos países têm investido nela.

Definição

A energia solar é aquela que vem do Sol, é uma energia térmica e também luminosa. Essa energia é captada por painéis solares, que são formados por células fotovoltaicas, e em seguida é transformada em energia elétrica ou mecânica. É utilizada por meio de diferentes tecnologias que continuam evoluindo.

Os tipos de energia solar

Como esse meio de energia é mais recente, está em constante evolução. Existem dois meios de aproveitar a energia solar: através da energia fotovoltaica e da termossolar.

A energia fotovoltaica é produzida por meio de placas, também conhecidas como células fotovoltaicas, elas são responsáveis por receber os fótons (presentes nos raios solares) e pela produção de elétrons a partir deles, que acabam gerando a eletricidade em um processo chamado de “efeito fotoelétrico”.

A energia termossolar é produzida por meio do aquecimento gerado pelo sol, onde o calor é transformado em eletricidade através da produção de vapor, este vapor é responsável por girar turbinas ligadas a geradores de energia.

As vantagens

A energia solar possui muitas vantagens para o homem e para o meio ambiente, veja algumas de suas principais vantagens:

Desvantagens

Existem algumas desvantagens que acabam dificultando o uso em grande escala da energia solar, veja algumas das principais desvantagens:

Onde é usada?

A energia solar é utilizada em residências, que geralmente se localizam em regiões com alta insolação, utilizando o calor tanto para a produção de energia como para o aquecimento da água.

Essa energia também é usada nas usinas solares, que ainda são poucas pelo mundo. Os países que são os maiores produtores de energia solar, seja ela a partir das usinas solares ou das placas residenciais são: Japão, China, Alemanha, Itália e Estados Unidos.