Ciências

Energia Solar: como funciona, vantagens e desvantagens

A energia solar é uma fonte muito importante de aproveitamento de luz e energia, emitida diariamente pelo sol, podendo ser utilizada nos mais diversos atos do nosso dia a dia.

No processo, ela é captada e posteriormente utilizada para aquecer água ou gerar eletricidade [1] – recursos que usamos abundantemente no cotidiano.

Atualmente, através dos avanços tecnológicos disponíveis, a geração de energia elétrica a partir da energia solar é obtida pelo efeito fotovoltaico (FV) ou pela heliotermia.

Painel solar em telhado

A energia solar é captada a partir de painéis solares em locais de grande incidência de luz (Foto: Freepik)

Para o Brasil, no que se refere à política energética, a energia solar é mais uma entre as diversas opções [2] que o país detém, como hidroeletricidade [3], energia eólica, biomassa, entre outras.

Como funciona a energia solar

Um recurso 100% gratuito, a energia solar é captada através de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares.

São sistemas mais simples, econômicos e conhecidos de aproveitar o sol [4], sendo utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água para chuveiros ou piscinas, aquecimentos de ambientes ou até em processos industriais.

Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água ou óleo, que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor.

Vantagens e desvantagens

Extremamente ecológica, a energia solar tem inúmeras vantagens no que toca à poupança de recursos e dinheiro. Veja:

É incomum que algo que tenha vantagens, não apresente também desvantagens – assim é com a energia solar e, embora as vantagens sejam nitidamente maiores e melhores do que as desvantagens é importante que se considere tudo. Veja:

Energia solar na casa

As placas solares captam a energia e a armazenam para ser utilizada como eletricidade (Foto: Freepik)

Energia solar fotovoltaica

Produzir eletricidade através da energia solar não é exatamente uma novidade. Em 1839, Edmond Becquerel, um físico francês, observou que duas placas de latão imersas em um eletrólito líquido produziam eletricidade quando expostas à luz solar. A esse fenômeno deu-se o nome de efeito fotovoltaico.

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas.

As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de converter a radiação solar em energia elétrica, através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, gera a corrente elétrica.

Energia heliotérmica

A energia heliotérmica se dá pelo processo de acúmulo de calor que vêm dos raios solares, concentrado em espelhos em um único ponto, que há um receptor, onde um líquido é aquecido chamado de fluído térmico.

Este fluído pode armazenar calor e também aquecer a água dentro de uma usina, gerando vapor e acionando uma turbina que aciona um gerador, este processo é semelhante a uma usina termoelétrica.

Como funciona a noite

A geração de energia solar não acontece no período noturno. Nesses casos é necessário que haja um sistema de armazenamento, para que nesses horários se possa utilizar a energia que foi captada durante o dia.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A geração de energia elétrica a partir da energia solar é obtida pelo efeito fotovoltaico (FV) ou pela heliotermia.
  • A energia solar é uma energia renovável e limpa, ou seja, não polui o meio ambiente.
  • A energia solar é um recurso 100% gratuito.
  • A geração de energia elétrica a partir da energia solar ainda é considerada um investimento de alto custo.
  • A captação de energia solar possui vantagens e desvantagens.

Exercícios resolvidos

1- Por que a energia solar é considerada uma fonte limpa?
R: R: Porque não há queima de combustíveis fósseis, ou seja, não polui o meio ambiente.
2- Qual a principal desvantagem da utilização da energia solar?
R: R: É necessário um alto investimento em equipamentos, os painéis solares são caros e seu rendimento é baixo em relação a outras fontes de energia.
3- A energia solar tem como principal objetivo a geração de quais outros tipos de energia?
R: R: Energia elétrica e térmica.
4- A geração de energia elétrica a partir da energia solar é obtida através de quais fontes?
R: R: Através da energia solar fotovoltaica e da heliotérmica.
5- Cite algumas vantagens da energia solar.
R: R: É uma energia limpa e gratuita, os equipamentos que tratam da captação de energia solar são silenciosos, não interferindo acusticamente no meio.

Referências

» PEREIRA, Enio Bueno et al. Atlas brasileiro de energia solar. São José dos Campos: Inpe, 2006.

» CASARO, Marcio Mendes; MARTINS, Denizar Cruz. Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica, v. 21, n. 2, p. 159-172, 2010.