Geografia

Entenda como funciona a rotação da Terra

Assim como todo o universo, o planeta Terra também não está parado. Os dois movimentos principais do nosso planeta são os de rotação e o de translação, ambos acontecem simultaneamente.

Rotação

O movimento de rotação do planeta Terra é aquele em que o seu giro ocorre ao redor de si mesmo, isto é, ao redor do seu próprio eixo. A Terra gira em torno de um eixo imaginário que liga o polo Norte ao polo Sul, e ao fim de 24 horas dá uma volta completa sobre si mesma, assim, a cada 24 horas há um dia e uma noite. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, do oeste para leste.

É em função do movimento de rotação que a luz solar passa progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Entenda como funciona a rotação da Terra

Foto: Pixabay

A iluminação do sol é igual em todas as partes da Terra?

Não. Durante o ano, a iluminação realizada pelo sol não é igual em todas as partes da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual o planeta Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23° 27’ em relação ao plano de órbita terrestre.

O deslocamento do disco solar (movimento do sol) tal como observado a partir da superfície, ocorre do leste para o oeste. Por isso, a direção em que o sol aparece pela manhã é o leste ou nascente e a direção em que ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

Translação

O movimento de translação é aquele realizado pelo planeta Terra ao redor do sol, junto com os outros planetas. No movimento de translação, o globo realiza um percurso ou órbita que tem a forma de uma elipse.

A velocidade percorrida pela Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, sendo que o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias e seis horas, o equivalente a um ano no planeta Terra.

Por isso, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, chamado de ano bissexto, se tornando a forma encontrada de sincronizar o nosso calendário com o movimento de translação da Terra.

Equinócio

No dia 21 de março, ocorre o que chamamos de equinócio. Neste dia, os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador. Desta forma, quase todas as regiões do planeta Terra, possuem os dias e as noites com o mesmo tempo de duração.