Publicado por Débora Silva

Você sabe que a água é essencial para a vida no Planeta Terra, pois ela é o principal componente dos seres vivos, auxilia nas reações químicas do nosso organismo, garante o transporte e a eliminação de substâncias, além de ser importante para o funcionamento dos ecossistemas e na irrigação da agricultura.

No entanto, muitas pessoas ainda precisam entender que este recurso é limitado, pois apenas 4% da água é doce, ou seja, própria para o nosso consumo. Por isso, é fundamental que nós, seres humanos, utilizemos a água de forma inteligente e consciente.

Dicas para reaproveitar a água

Imagem de torneira derramando água

Foto: Pixabay

Atualmente, um grande problema a nível universal é a preservação e a poluição da água. Com o crescimento populacional e o mau uso deste recurso natural, a água vem sendo desperdiçada e poluída com diversos produtos químicos tóxicos. A utilização da água de maneira sustentável deve ser uma preocupação de todos nós, cidadãos. Por isso, confira a seguir algumas dicas para reaproveitar a água:

Aproveitar a água da chuva

Que tal aproveitar a água da chuva para realizar diversas atividades em sua casa? Ela pode servir para molhar as plantas do nosso jardim, cuidar da horta, lavar o carro, as roupas e os pisos internos de nossa casa. A captação da água das chuvas pode ser feita por meio de baldes, por exemplo, ou, ainda, durante a fase de construção da residência, em que podem ser desenvolvidos sistemas mais complexos de captação que levam essa água direto para o banheiro, por exemplo.

É importante ressaltar que a água da chuva pode conter vírus, bactérias, poeira e alguns poluentes e, por isto, nunca deve ser utilizada para beber, apenas para outras finalidades.

Mudança de hábitos rotineiros

Vai escovar os dentes e deixa a torneira aberta? Que tal mudar este mau hábito que desperdiça muita água? Sempre que for escovar os dentes, mantenha a torneira fechada.

“Esquecer da vida” debaixo do chuveiro também é outro hábito rotineiro que nós podemos mudar! Tome banhos mais curtos e tente se acostumar a ensaboar-se com o chuveiro desligado. Assim, você estará economizando água e energia elétrica!

Reutilizar a água da máquina de lavar

A água da máquina de lavar roupas pode ser reaproveitada para limpar alguns locais, como, por exemplo, a calçada. A água da máquina de lavar e o chuveiro são os maiores desperdiçadores de água e, se você puder reaproveitá-las, evitará desperdiçar algo entre 40% e 50%.

Veja mais!