Publicado por Débora Silva

A nossa querida língua portuguesa pode nos reservar muitas armadilhas, não é mesmo? Alguns termos são bastante parecidos – ou até mesmo iguais, porém escritos juntos ou separados -, mas os significados são diferentes e, por isso, devem ser empregados em contextos distintos. Assim sendo, é muito importante conhecer o significado de cada uma das expressões e escrevê-las corretamente.

Um desses casos na língua portuguesa são as expressões “afim” e “a fim”. Como empregar corretamente esses termos? Saiba mais neste artigo.

Quando devo usar “afim”?

“Afim”, escrito em uma só palavra, pode ser tanto um adjetivo quanto um substantivo. Sendo adjetivo, o termo “afim” é sinônimo de “semelhante”, “parecido”, “análogo” e “próximo”. Exemplos: almas afins, laços afins.

Entenda o uso correto de 'afim' e 'a fim'

Foto: depositphotos

Como substantivo masculino, o termo “afim” indica afinidade, parentesco, adeptos, entre outros.

Confira os exemplos a seguir:

a) Comprarei jornais e afins.
b) Convidarei todos os amigos da escola e afins.
c) Amizades afins.
d) Esta jaqueta é afim com este tipo de calça.
e) Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro são afins.

Quando devo usar “a fim”?

“A fim de” é uma locução prepositiva, isto é, um conjunto de duas ou mais palavras que desempenham o papel de uma preposição. Exprime intenção, propósito ou finalidade, equivalendo a “para”, “com o propósito de”, “com a intenção de”, entre outras.

Observe atentamente os exemplos a seguir:

a) Treinou bastante, a fim de que alcançasse o sucesso no exame.
b) Acordou cedo a fim de estudar mais.
c) O time fez um treinamento pesado a fim de alcançar bons resultados no jogo.

É muito comum empregarmos “a fim” no sentido de “estar com vontade de fazer alguma coisa”. Exemplo: Estou a fim de correr no parque hoje.

No caso do exemplo acima, sempre devemos usar “a fim de”, separado. Outro também comum é quando queremos dizer que uma pessoa está interessada em outra. Exemplo: Joaquim está a fim de Rafaela.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).

Veja mais!