Ciências,Curiosidades

Entenda por que a água do mar é azul

Você sabe porque a água do mar aparenta ser azul? Como assim azul? A água do mar não seria verde? Mas como pode, se a água na verdade é transparente? Calma!

Vamos esclarecer todos essas dúvidas a respeito da cor do mar e suas variações.

Como você já deve ter percebido é possível que o a água do mar tenha diversas cores.

Existe até mesmo algumas praias que têm as águas em tons mais marrons. Mas por que isso acontece?

Por que a cor da água do mar muda?

Entenda porque a água do mar é azul

Foto: depositphotos

A água do mar, em si, é na verdade transparente. Assim como a água do rio ou da cachoeira. O que faz com que ela aparente outra cor são as partículas em suspensão nela e a quantidade de luz solar que ela reflete.

Quando estamos distantes, conseguimos enxergar a cor do mar mais azulada. Isso acontece porque partículas de areia e os micro-organismos que não conseguimos enxergar a olho nu refletem essa tonalidade quando são atingidos pela luz do sol.

O sol reflete várias cores, mas essas partículas absorvem todas menos o azul, por isso a reflete. Apesar do mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por conta dele e sim porque essa coloração não consegue ser absorvida.

Se houver outra partícula na água, a coloração refletida será diferente. É o que acontece quando há muita vegetação dentro do mar e a cor acaba ficando mais puxada para o verde ou até a areia faz com que ela fique mais marrom.

Mas quando chegamos pertinho da água, esse reflexo diminui consideravelmente e por isso passamos a vê-la da maneira como ela realmente é: transparente.