Publicado por Débora Silva

Muitos estudiosos da língua portuguesa definem o adjetivo como a classe de palavras que modifica o substantivo, servindo para caracterizar seres e objetos, indicando qualidade, modo de ser, aspecto e estado.

Outros pesquisadores do nosso idioma afirmam que o adjetivo não serve para dar qualidade, mas sim qualificar o substantivo, o adjetivo não é sempre uma coisa positiva, não é mesmo? A qualificação pode acontecer tanto de forma positiva quanto negativa e, por este motivo, alguns autores defendem que o adjetivo serve para qualificar o substantivo.

Com relação à flexão de gênero, o adjetivo sempre deve assumir o gênero – feminino ou masculino – do substantivo que o acompanha.

Como se dá a flexão do adjetivo em gênero?

Entendendo o gênero do adjetivo de forma descomplicada

Foto: depositphotos

Observe os exemplos a seguir:

Moço educado – Moça educada
Moços educados – Moças educadas

O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo que está caracterizando, como observamos nos exemplos acima. Em sua maioria, o adjetivo apresenta as terminações de gênero em –o e –a. Para o masculino, também existem os adjetivos que terminam em –u, -ês, -or, -ão, -eu e –éu; que, no feminino, ganham as terminações –ua, -esa, -ora, -ã ou –ona, -eia e –ão.

Veja mais alguns exemplos a seguir:

Um pintor famoso – Uma pintura famosa
O escritor argentino – A escritora argentina
O homem bonito – A mulher bonita

A classificação dos adjetivos quanto ao gênero

Quanto ao gênero, os adjetivos são classificados em uniformes e biformes.

Os adjetivos uniformes

Os adjetivos uniformes são os que têm uma mesma forma para o masculino e para o masculino. Observe os exemplos a seguir:

Exame difícil – Prova difícil

No geral, os adjetivos uniformes são aqueles com terminação em –a, -e, -l, -m, -r, -s ou –z. Alguns exemplos são os seguintes: cruel, amável, gentil, feliz, paulista, cortês, veloz, leal, fiel, útil, paciente, leve, otimista, simples, agradável, contente, comum, leve, pobre e muitos outros.

Além das terminações citadas, os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo também são classificados como uniformes. Exemplos: verde-oliva, azul-celeste, amarelo-limão.

Os adjetivos biformes

Os adjetivos biformes são os possuem duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. No geral, o masculino é terminado em –o, e o feminino, em –a, mas também existem outras terminações.

Veja a seguir alguns exemplos de adjetivos biformes:

Ativo – Ativa
Compreensivo – Compreensiva
Cantor português – Cantora portuguesa
Mau – Má
Vilão – Vilã
Inglês – Inglesa
Bom – Boa
Charmoso – Charmosa
Cristão – Cristã.

Veja mais!