Publicado por Lia Vieira

A entrevista tem como função conduzir uma conversa que acontece entre duas ou mais pessoas, (o entrevistador e o(s) entrevistado(s)). As perguntas são elaboradas pelo entrevistador de modo a obter a informação necessária por parte do entrevistado, que pode ser uma ou várias pessoas.

Antes da entrevista, o condutor (entrevistador) recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir as perguntas e direcionar a conversa. Esta reúne o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser tratado com a pessoa que será entrevistada.

Entrevista

Foto: Reprodução

Manter o foco da entrevista

A função do entrevistador é levar o entrevistado a fornecer informações relevantes, devendo, desta forma, estar inteirado do assunto para perceber se a pessoa entrevistada está fornecendo informações corretas ou manipulando informações em suas respostas. O entrevistador deve conquistar a confiança do entrevistado sem tentar “dominá-lo”, caso contrário irá induzir as respostas perdendo a objetividade da entrevista.

Entrevistas apresentam muitos sinais de pontuação

Quando encontramos uma entrevista em jornal ou revista, podemos reparar na quantidade de sinais de pontuação, como o ponto de interrogação, o travessão, aspas, reticências, parênteses e até colchetes. Cada um destes possui uma função diferente, sendo que todos servem para dar ao leitor informações que ele supostamente desconhece de forma mais clara e coerente.

Título, subtítulo e fotografia da entrevista

O título da entrevista deve ser um enunciado curto que atraia a atenção do leitor, resumindo a ideia básica da entrevista. O subtítulo introduz o objeto principal da entrevista e não vem seguido de ponto final, é um pequeno texto que vem em destaque (após o título).

A fotografia do entrevistado aparece de um modo geral na primeira página da entrevista e pode estar acompanhada de uma ou mais frases dita por ele. Estas aparecem em destaque nas outras páginas da entrevista e são chamadas de “olho”.

Tipos de entrevista

  • Entrevista aberta: possui um tema central que flui livremente, sendo aprofundada em determinado rumo de acordo com aspectos significativos pelo entrevistador, enquanto o entrevistado define sua resposta segundo seus próprios termos, utilizando-se de sua percepção, linguagem, realidade e experiência.
  • Entrevista semiaberta: parte do roteiro é apoiado em teorias e hipóteses que interessam à pesquisa. Nesta, o entrevistado pode se dispersar na entrevista, porém cabe ao entrevistador (dentro do possível) reencaminhar a entrevista aos seus objetivos. Para isso, ele deve colocar as perguntas cujas respostas o entrevistado não chegou por si próprio, sempre de forma natural e no tempo certo.
  • Entrevista fechada: é realizada a partir de um questionário fechado, com perguntas iguais para todos os entrevistados, estabelecendo comparações entre as respostas dadas por eles.

Como fazer uma entrevista?

Como vimos, a entrevista tem a função de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público alvo conheça as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. O entrevistador deve se posicionar e falar de maneira correta, mantendo uma boa aparência e causando boa impressão diante daqueles que irão assistir a entrevista.

  • Elabore as perguntas antes, para obter bom resultado na entrevista;
  • As perguntas devem ser claras e objetivas, para facilitar o entendimento;
  • Apresente o nome da pessoa entrevistada (pequeno perfil sobre ela);
  • Pergunte sua opinião sobre determinado assunto, (sempre dentro do nicho do entrevistado). Você pode, por exemplo, perguntar para um policial sobre a violência em determinado bairro;
  • Adicione perguntas que possam surgir com o desenvolvimento da entrevista;
  • Faça os agradecimentos pela colaboração da pessoa com a entrevista.

Veja mais!