Publicado por André Luiz Melo

Talvez o nome eponímia te pareça um tanto estranho, mas certamente você já deve ter feito uso de alguma palavra com essa classificação. É, as palavras não surgem de qualquer lugar, e por isso mesmo que tal nomenclatura foi criada para definir um determinado grupo de expressões.

Palavras epônimas nada mais são do que aquelas comuns que se originaram de nomes próprios. Na essência, epi quer dizer sobre, enquanto que onima significa nome. Assim, compreende-se que as palavras incluídas no grupo eponímia são aquelas sobre nomes. Trata-se de um neologismo, uma vez que dá origem a outras palavras.

Exemplos mais comuns

Sanduíche

É bem provável que daqui para frente, quando vier a comer um delicioso sanduíche, você se lembre de John Mon Montagu IV, o Conde de Sandwich (1718-1792). Foi ele a primeira pessoa no mundo a pedir a um cozinheiro que preparasse uma comida simples, que fosse feita com fatias de pão com carne. Por isso a nomenclatura sanduíche derivada do seu sobrenome Sandwich.

Diesel

De origem inglesa, a expressão diesel compreende a denominação de um combustível derivado do petróleo, utilizado, geralmente, para mover determinados tipos de motores. A nomenclatura foi originada a partir do sobrenome do alemão Rudolph Diesel, este que criou e patenteou um motor batizado com o seu nome.

Guilhotina

Certamente você conhece esse instrumento e deve temê-lo um pouco, pois o mesmo serve para decapitação de pessoas condenadas à morte. Entretanto, você deve desconhecer que a guilhotina foi inventada pelo médico francês Joseph-Ignace Guillotin.

Eponímia

Foto: Reprodução

Outros casos

Pasteurização

Sem dúvida você já deve ter ouvido falar em leite pasteurizado. Pois bem. O processo da pasteurização foi elaborado pelo cientista Louis Pasteur, em 1864, e consiste em esterilizar o leite por meio de elevadas temperaturas.

Ampere

Essa nomenclatura é derivada do nome do físico francês André Marie Ampère. Foi ele quem descobriu essa unidade de medida de intensidade da corrente elétrica. Inclusive, é muito comum encontrar exemplos de palavras epôminas na biologia, na física e na química, uma vez que cientistas, físicos e químicos costumeiramente batizam suas descobertas com seus nomes.

Braile

Este é um método de escrita para pessoas com deficiência visual, originado a partir do método de leitura no escuro, este criado por Charles Barbier, com finalidade militar. Entretanto, o professor francês Louis Braille, após ter perdido a visão quando criança, adotou e aperfeiçoou o método de Barbier dando origem ao braile.

Veja mais!