Por Prof. Luana Polon em 22/07/2020

A Era Cenozoica é uma das subdivisões do Éon Fanerozoico, juntamente com outras duas Eras, o Paleozoico e o Mesozoico.

Essas divisões são definidas pela Comissão Internacional de Estratigrafia e publicadas na Tabela Cronoestratigráfica Internacional, norteando as pesquisas de cientistas do mundo todo. A Era Cenozoica é a mais recente dentro do Éon Fanerozoico, ou seja, é a Era atual vivida pelos seres humanos.

Comumente essa Era é divida em duas partes: Terciário e Quaternário. Na Tabela Cronoestratigráfica Internacional mais recente ela aparece dividida em três partes (Períodos), as quais são também divididas em porções menores (Épocas) e em partes ainda mais específicas (Idades). Essa Era começa há 65 milhões de anos.

Mamute

É na Era Cenozoica que acontece a expansão dos grandes mamíferos, como o mamute (Foto: Freepik)

Os períodos da Era Cenozoica

Existem duas formas de dividir a Era Cenozoica, uma em dois períodos, que são o Terciário e o Quaternário.

O Terciário e o Quaternário

A maior parte da Era Cenozoica é constituída pelo período Terciário, que abrange dos 65 milhões de anos até 1,8 milhão anos atrás. Enquanto o Quaternário inclui somente os últimos 1,8 milhão de anos.

A divisão da Era Cenozoica em dois períodos apenas já está sendo menos usada, devido as mudanças na Tabela Cronoestratigráfica Internacional.

No entanto, ainda é muito comum ver esse tipo de divisão.

  • Terciário: era dividido em Paleogeno e o Neogeno. E tinha as Épocas do Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno.
  • Quaternário: teria as Épocas do Pleistoceno e do Holoceno. O período Quaternário sucede ao Neogeno, sendo ele o atual.

Paleogeno, Neogeno e Quaternário

Outra que divide a Era Cenozoica em três momentos, denominados de Paleogeno, Neogeno e Quaternário. Essa última categorização foi definida pela Comissão Internacional de Estratigrafia.

  • Paleogeno: se estende entre 65,5 milhões até 23,03 milhões de anos em relação ao tempo presente. Subdividido em três Épocas, sendo elas o Paleoceno, o Eoceno e o Oligoceno.
  • Neogeno: se estende entre os 23,03 milhões de anos até os 2,6 milhões de anos em relação ao tempo presente. Suas Épocas são: Mioceno e Plioceno.
  • Quaternário: se estende desde os 2,6 milhões de anos até o tempo presentes. Subdivido em duas Épocas, sendo elas o Pleistoceno e o Holoceno.

Fauna e Flora da Era Cenozoica

Como a Era Cenozoica começou há cerca de 65 milhões de anos e se estende até o momento presente, todos os animais e plantas conhecidos se desenvolveram nela.

Ela é conhecida como a “Era dos Mamíferos” pois, com a extinção dos dinossauros, foram os mamíferos que se expandiram por toda a Terra. É também na Era Cenozoica que o homem surge na Terra, e onde começa a construir todo o arcabouço de conhecimentos que vem acumulando até os dias atuais.

Essa Era é marcada também pela constituição dos continentes terrestres, com a fragmentação das massas continentais, e consequente separação de espécies e possibilidade de evolução em lugares com condições distintas.

As mudanças em relação a fauna e a flora tinham como base também o clima, durante o Paleogeno, o clima era tropical morno. Já o Neogeno teve como característica um drástico resfriamento do planeta.

O Quaternário foi marcado pelo frio com várias idades do gelo intercaladas por momentos mais mornos. Durante essas mudanças, extinguiam-se espécies e surgiam outras novas.

Durante os períodos tropicais, expandiam-se mamíferos e pássaros, os mamíferos eram enormes (como os rinocerontes), haviam ainda pássaros carnívoros não voadores, crocodilianos, baleias dentadas arcaicas, protistas marinhos muito grandes, moluscos e outros seres dos mares, bem como as formigas em grande variedade (com destaque para o Paleogeno).

Já no Neogeno, os mamíferos modernos sofrem uma expansão, além de haver o surgimento das plantas com flores. Os animais estavam sofrendo uma evolução em sua configuração, mas ainda assim haviam mamíferos estranhos e seres dos mares com características mais rudimentares do que os atuais. No Quaternário, a flora e a fauna em expansão eram essencialmente modernas.

Qual é a época atual?

O período atual é chamado de Holoceno, que é a atual época do período Quaternário da Era Cenozoica do Éon Fanerozoico. O Holoceno corresponde ao período abrangido pelos últimos 11.000 anos da história da Terra, e começa com o fim da última era glacial.

É durante o Holoceno que se desenvolveram todas as civilizações conhecidas que passaram pelo planeta após a grande glaciação. Também é o período em que se desenvolveram todos os animais e plantas que os seres humanos conhecem hoje, bem como todo conhecimento acumulado pela humanidade.

Principais características

Muitas coisas sobre as Eras pelas quais passou o planeta Terra ainda são uma incógnita, isso porque não há registros dos tempos mais remotos, e muitos fósseis talvez não tenham sido encontrados até hoje.

Porém, dentre as principais características da Era cenozoica, pode-se citar:

  • O aparecimento do Homo Sapiens.
  • A expansão dos mamíferos pelo globo terrestre.
  • Intensas mudanças climáticas (tropical morno, eras do gelo).
  • Expansão dos oceanos, com a formação dos continentes.
  • Diversificação da fauna e da flora, por meio dos mecanismos de evolução.
  • Aparecimento de espécies de peixes com ossos.
  • Constituição dos atuais continentes terrestres.
  • Extinção de espécies de fauna e flora.
  • Aparecimento das primeiras plantas com flores.

Tabela Cronoestratigráfica Internacional

Os seres humanos têm uma ampla gama de conhecimentos acumulados ao longo do tempo, no entanto, muitas coisas ainda deixam dúvidas. Como definir corretamente quando acaba um período e começa outro?

A Comissão Internacional de Estratigrafia promove mudanças na Tabela Cronoestratigráfica Internacional conforme surgem novidades em pesquisas na área. Com isso, alteram-se datas, nomes, divisões e características de cada momento da história da Terra.

Desde o começo do Holoceno, a humanidade vive em constante desenvolvimento, e muitas vezes não pensa que ela é uma pequena parte de toda a evolução do planeta Terra. Assim como outras Eras, Períodos, Épocas e Idades existiram, o momento atual também vai passar de estágio.

A questão que fica é: “o que acontecerá para que uma nova classificação surja na tabela?”, uma catástrofe natural, uma extinção, uma nova glaciação? Isso só o tempo poderá mostrar.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O Éon Fanerozoico é dividido em: Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico .
  • A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos até os dias de hoje.
  • A Era Cenozoica pode ser dividida em dois períodos: Terciário e Quaternário.
  • A Era Cenozoica também pode ser dividida em Paleogeno, Neogeno e Quaternário.

Exercícios resolvidos

(1) Quando começou a Era Cenozoica?
R: Há 65 milhões de anos.
(2) Cite duas características da Era Cenozoica.
R: O aparecimento do Homo Sapiens e a expansão dos mamíferos pelo globo terrestre.
(3) Qual a forma mais aceita de divisão da Era Cenozoica?
R: Em três momentos: Paleogeno, Neogeno e Quaternário.
(4) Quem estabelece as Eras, Períodos, Épocas e Idades?
R: A Comissão Internacional de Estratigrafia.
(5) Quando terminou a Era Cenozoica?
R: Ela acontece até os dias atuais.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» Comissão Internacional de Estratigrafia. Tabela Cronoestratigráfica Internacional. V.2018/08. Disponível em: https://stratigraphy.org/. Acesso em: 17 de junho de 2019.

» BRASIL. Ministério da Educação. A história geológica da vida: animais e plantas fósseis. Curitiba, 2005. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas—Rede-Ametista/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html. Acesso em: 17 de junho de 2019.