Publicado por Lia Vieira

A erosão é um processo que ocorre através da água, do vento, das chuvas e de variações de temperatura provocadas pelo calor e pelo frio que acabam alterando e desagregando as rochas de um determinado local.

Estes fatores desgastam as rochas e o solo, carregam pedaços de pedra e de solo para novos locais, mudando o formato e o aspecto de um terreno, este processo é chamado de erosão. O fenômeno da erosão pode ocorrer por ação da natureza ou do ser humano.

Erosão causada pela ação da natureza

As chuvas são os principais representantes de efeitos causadores de erosão pela ação da natureza. Quando a chuva atinge o solo em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na estrutura do terreno, ocorrendo deslocamento de terra. Outras ações da natureza como o vendo e as mudanças climáticas também influenciam fortemente na erosão de determinados ambientes. Como exemplo, podemos citar os vulcões. Quando um vulcão entra em erupção modifica-se a quantidade de terra pois muitas rochas são deslocadas.

Erosão

Foto: Reprodução

Erosão causada pela ação do ser humano

O ser humano é outro causador de erosão no planeta Terra, pois constantemente necessita retirar do habitat natural árvores, plantas e a vegetação nativa do solo, com isso, o solo perde a sua consistência.

As águas que antes eram absorvidas pelas raízes das árvores e vegetação local, passa a entrar no solo, causando uma infiltração, levando a causar instabilidade e a erosão.

Como exemplo podemos citar a atividade de mineração, que quando extraído em grande quantidade pode danificar solos próximos que a utilizavam como estrutura de sustentação.

Tipos de erosão

Existem vários tipos de erosão porém as mais conhecidas são:

  • Erosão por gravidade: transporte de sedimentos da superfície em virtude da ação da gravidade;
  • Erosão fluvial: águas e rios que atuam realizando o desgaste em sua encosta;
  • Erosão pluvial: ação das águas e chuvas que desgastam a superfície e transportam sedimentos, é conhecido também como lavagem dos solos;
  • Erosão marinha: mares e oceanos atuam na modelagem litorânea, formando praias;
  • Erosão eólica: ação dos ventos sobre a superfície, transportando sedimentos e partículas, degradando formações rochosas;
  • Erosão glacial: movimentos abruptos das geleiras que atuam no transporte de sedimentos.

Como prevenir a erosão?

  • Não retirar do solo plantas e árvores, em especial de regiões montanhosas;
  • Buscar ajuda de profissionais qualificados em várias áreas (engenheiros, geógrafos e biólogos) no planejamento de construções como rodovias, prédios, hidrelétricas, aeroportos, entre outros, para que não ocorra possíveis deslocamentos de terra;
  • Realizar o reflorestamento em áreas desmatadas ou devastadas, em especial em regiões de encostas.

Veja mais!