Por Prof. Luana Polon em 27/02/2015 (atualização: 18/06/2020)

A erosão é um fenômeno que ocorre naturalmente na natureza, mas que pode ser intensificado a partir das ações humanas no meio ambiente. Ele consiste no desgaste da camada superficial terrestre, transporte e sedimentação das partículas.

Os processos erosivos destroem as estruturas que compõem os solos, então partículas destes solos são transportadas para as áreas mais baixas dos terrenos, onde se depositarão.

Os agentes da erosão são o vento, as águas, a temperatura e a ação biológica. Existem alguns tipos de erosão, como a erosão hídrica, erosão laminar, erosão em sulcos, erosão em voçorocas e a erosão eólica.

Solo com erosão

A erosão é o desgaste da camada mais superficial do solo (Foto: depositphotos)

Algumas consequências da erosão são o assoreamento dos rios, a perda de nutrientes dos solos, mudanças na composição química dos rios, redução da variedade da fauna aquática, remoção da cobertura vegetal e impacto nos ecossistemas.

Tipos de erosão e exemplos

A erosão é o processo natural de remoção da cobertura superficial dos solos, seu transporte e deposição nas áreas menos elevadas do terreno.

Esse processo pode ser intensificado pelas ações humanas, como a remoção da cobertura vegetal dos solos. Com isso, a superfície terrestre fica mais exposta aos agentes erosivos.

Erosão eólica

É o processo de erosão ocasionado pela ação dos ventos. Os ventos têm a capacidade de desagregar e transportar partículas oriundas das rochas, remover camadas superficiais dos solos e carregar materiais em suspensão.

Erosão pluvial

É o processo de erosão ocasionado pela ação das águas das chuvas. Isoladamente é o agente com maior potencial de ocasionar uma erosão, juntamente com a erosão fluvial.

As chuvas, sobretudo quando ocorrem torrencialmente, desagregam partículas e as transportam, sedimentando estas nas áreas baixas do terreno.

Erosão fluvial

É o processo de erosão ocasionado pela ação das águas dos rios. O movimento permanente dos cursos d’água promove o desgaste das margens dos rios, podendo provocar deslizamentos de terras dentro dos leitos dos rios. É potencialmente intensa, como a erosão pluvial.

Erosão por ação biológica

Não ocorre de forma tão intensa quanto as demais formas de erosão. É ocasionada pela ação de micro-organismos sobre as rochas e solos.

A ação de minhocas ou formigas, por exemplo, promove a aeração e oxidação dos solos, acelerando a decomposição do material orgânico, facilitando seu transporte pela ação dos ventos ou da água.

Erosão por variação de temperatura

A variação da temperatura é especialmente relevante na erosão geológica, ou intemperismo das rochas. Com isso, partículas formadoras dos solos são liberadas e transportadas.

O que é erosão mecânica?

Assoreamento do rio

O assoreamento dos rios é causado pela erosão (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Mais conhecida como erosão física, a chamada erosão mecânica é o processo no qual há a ruptura de partículas oriundas das rochas e consequente formação dos solos.

É chamada de erosão mecânica pois tem como base os processos mecânicos da ação dos ventos e das águas.

Ou seja, a força destes agentes erosivos, chuvas, força do movimento das águas dos rios, ação dos ventos, são fatores que promovem mecanicamente a desagregação das partículas.

Como evitar a erosão?

Curva de nível

A curva de nível respeita a elevação natural do terreno, evitando a erosão (Foto: depositphotos)

A erosão é um processo natural, ou seja, ela acontece naturalmente no meio ambiente sem que seja necessária intervenção humana.

No entanto, algumas práticas dos seres humanos intensificam a erosão. Para evitar a erosão dos solos, algumas medidas úteis são:

  • Não remover totalmente a cobertura vegetal: sempre deixar o solo coberto com alguma espécie de planta. Realizar a rotação de culturas, de modo que o solo não fique descoberto por muito tempo. Quando plantar espécies mais altas, criar um estrato inferior de plantas, de modo a cobrir o solo.
  • Não desmatar ou realizar queimadas: o desmatamento e as queimadas retiram a cobertura dos solos, além disso, os deixam enfraquecidos. Com isso, serão mais facilmente afetados pelos agentes erosivos como chuvas e o vento.
  • Preservar árvores nas margens dos rios: são as chamadas matas ciliares, as quais ajudam na proteção dos cursos d’água contra a erosão.
  • Terraceamento: é a construção de uma estrutura em sentido transversal ao maior declive do terreno, evitando que áreas com potencial poder erosivo sejam afetadas.
  • Curvas de nível: é uma técnica utilizada no cultivo e que leva em consideração as elevações do terreno. Além de amenizar os efeitos da erosão, esta técnica permite a retenção dos elementos vivos do solo.
Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A erosão é um processo natural, mas que pode ser intensificado pelas ações humanas.
  • Como erosão entende-se o processo de remoção da camada superficial dos solos, ou da superfície terrestre, seu transporte e deposição.
  • Alguns agentes promotores de erosão são as águas (chuvas e rios), os ventos, ação biológica e temperatura.
  • A erosão causa problemas como assoreamento dos rios, perda de nutrientes e fertilidade dos solos, deslizamento de terras.
  • Algumas medidas eficazes no controle da erosão são a manutenção da cobertura vegetal dos solos, a preservação das matas ciliares, a rotação de cultivos, as curvas de nível e o terraceamento.

Exercícios resolvidos

1) O que é a erosão?
R: A erosão é a remoção da camada superficial terrestre. Tanto as rochas, quanto os solos propriamente ditos, sofrem com o desgaste, transporte e sedimentação de partículas.
2) Cite três agentes que causam a erosão.
R: As águas das chuvas (erosão pluvial), as águas dos rios (erosão fluvial) e os ventos.
3) Cite um exemplo de medida que pode ser tomada para evitar a erosão dos solos.
R: A forma mais eficaz de evitar a erosão dos solos é manter a cobertura vegetal destes. Quando há plantas, gramíneas, árvores sobre os solos, estes estão mais protegidos da ação dos agentes erosivos.
4) As queimadas podem piorar a erosão dos solos? Explique.
R: As queimadas têm potencial de agravar a erosão dos solos. Isso porque elas retiram a cobertura vegetal e enfraquecem os solos, tornando-os mais suscetíveis a ação dos ventos e das chuvas.
5) Qual é a consequência da erosão para os rios?
R: Os rios possuem um curso natural, e quando há uma erosão, os sedimentos vão sendo depositados no curso deste rio, impedindo que ele flua como antes. Enchentes pluviais podem ocorrer, menor oxigenação das águas e consequente perda de espécies aquáticas, bem como deslizamentos nas margens do rio. Este fenômeno é chamado de assoreamento.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (Orgs). Geomorfologia e Meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

» GUERRA, Antonio José Teixeira; JORGE, Maria do Carmo Oliveira (Orgs). Degradação dos solos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

» SILVA, M. S. L. da. Estudos da Erosão. Embrapa Semiárido. 1995. Disponível em: https://www.embrapa.br/semiarido/busca-de-publicacoes/-/publicacao/133340/estudos-da-erosao. Acesso em: 14 de fevereiro de 2020.