Publicado por Priscila Melo

Na mitologia havia vários seres que representavam uma mistura de animais com pessoas. Cada um deles possuía uma função e as pessoas acreditavam nesses mitos e temiam muitos desses seres. Você já ouviu falar na esfinge? Esta é uma criatura mitológica muito conhecida, e ainda hoje podemos encontrar algumas imagens e até esculturas desse ser. O que acha de conhecer um pouco mais sobre a esfinge?

Esfinge

Foto: Reprodução

O que é uma esfinge?

A esfinge é uma criatura mitológica que possui o corpo de um leão e a cabeça de um humano (geralmente um faraó), um falcão ou um gato. Segundo a tradição grega, a esfinge possui pernas de leão, asas de um pássaro grande e o rosto de uma mulher. A palavra esfinge deriva da palavra grega sphingo que significa estrangular.

Essas criaturas eram tidas como traiçoeiras e impiedosas, as pessoas que não conseguiam responder seu enigma sofriam um destino bem comum nos contos e histórias mitológicas, eram mortos e totalmente devorados por esses monstros.

Já na tradição egípcia, a esfinge era uma criatura com corpo de leão e cabeça humana. Esta criatura era vista como benevolente, em contraste com sua versão grega, que era má. Era uma espécie de guardiã que geralmente era representada em enormes estátuas colocadas nas entradas dos templos.

O significado da esfinge

Para os egípcios, a esfinge significava poder e sabedoria. Eles acreditavam que elas eram protetoras das pirâmides e dos templos. Por isso é muito comum encontra-las nas entradas de algumas pirâmides ou dentro delas.

Já para os gregos ela era um monstro que assombrava a cidade de Tebas, utilizava enigmas e quem errasse a resposta era morto. Porém Édipo, filho de Laio um dia tomou coragem e enfrentou a esfinge decifrando o seu enigma.

A esfinge egípcia

Na mitologia egípcia, a esfinge era retratada como uma criatura mística e ancestral e assim como as pirâmides, elas simbolizavam o poder com associações solares sagradas. Representadas na forma de um leão com a cabeça de uma pessoa ou de um falcão, entre as esfinges egípcias maiores e mais conhecidas, temos a esfinge do planalto de Gizé, a Sesheps, que fica na Marge oeste do Nilo. Entre as suas patas há um pequeno templo, afirma-se que o rosto dessa esfinge é o do faraó Djedefré, e é datada de algum momento na quarta dinastia.

A esfinge grega

Na mitologia grega, a esfinge era uma criatura que causava certo medo. Ela era guardiã da entrada da cidade grega de Tebas, e só permitia a passagem de viajantes que conseguiam responder seu enigma. Conta-se que os deuses Hera e Ares enviaram a esfinge da Etiópia para Tebas, e lá ela ficou até que Édipo conseguiu desvendar seu enigma. Após isso a criatura atirou-se de um precipício e morreu.

Veja mais!