Publicado por Priscila Melo

Faz tempo que você mora na casa onde está? Se sim, observe com calma como é a sua rua e bairro e tente lembrar como eram as coisas há alguns anos atrás. Provavelmente muita coisa deve ter mudado, não é mesmo? Com o passar do tempo os lugares vão se modificando, as pessoas vão construindo casas, prédios, asfaltando ruas e mudando o meio onde vivem. Todas essas coisas fazem parte da modificação do espaço geográfico.

O espaço geográfico é aquela região ou fração de espaço que foi modificado pelo homem ao longo dos tempos. Esse local possui um passado histórico e com o tempo foi sendo transformado pela organização social, técnica e econômica das pessoas que habitaram ou habitam esses lugares.

Espaço geográfico

Foto: Repodução

O espaço natural

Para que o espaço geográfico exista, antes havia no local o espaço natural. Como o próprio nome já diz, é um ambiente natural, original próprio da natureza, composto pelos rios, vegetação, relevos, elementos climáticos e outros fatores. No espaço natural não há modificações do homem, quando o homem passa a modificar e transformar esse espaço, deixando suas marcas culturais, ele deixa de ser natural e passa a ser geográfico.

As primeiras transformações

Imagine como era o Brasil antes da chegada dos portugueses, no início só haviam os índios em suas aldeias. Nesse período o espaço geográfico não era muito grande, pois os índios não faziam grandes transformações no meio onde viviam e isso fazia com que grande parte do território fosse considerado um espaço natural.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil e passaram a coloniza-lo, mudanças ocorreram e as primeiras regiões a se transformarem em espaço geográfico foram as litorâneas, pois era nessas regiões que estavam as primeiras riquezas descobertas pelos portugueses.

Boa parte da região litorânea passou a ser modificada, as terras passaram a ser cultivadas, vilas começaram a ser construídas e toda a paisagem que antes era apenas natural passou a se modificar, as árvores foram sendo substituídas por casa, ruas, e pequenos comércios. As transformações eram feitas, mas sempre fica um pouco da antiga paisagem.

A contínua transformação

Desde que o homem começou a mudar o espaço geográfico não parou mais. Com o passar do tempo, com as mudanças e evoluções tecnológicas, sociais, políticas e econômicas se tornam necessárias as transformações no meio onde vivemos.

As paisagens mudam por necessidade da evolução, com a ciência e tecnologia o homem passa a criar novas ferramentas que direta ou indiretamente acabam modificando o lugar em que vivemos. Mesmo com tantas mudanças ainda encontramos muitos elementos naturais que são essenciais para nossa vida.

As transformações não param nunca, os lugares estão em constante mudança e vai ser sempre assim. Mas existem algumas paisagens geográficas que não mudam, pois possuem elementos culturais de outras épocas e acabam sendo preservadas pelo homem.

Veja mais!