Publicado por Priscila Melo

O nosso país possui uma grande extensão territorial. É dividido em cinco grandes regiões as quais são subdivididas em estados. Você sabe quais são essas regiões e estados? Vamos ver agora um pouco mais sobre essas divisões dos estados do Brasil.

Estados Brasileiros

Foto: Reprodução

As divisões

Geralmente os países subdividem-se em regiões e estados, essa divisão é conhecida como divisão político-administrativa. Como o Brasil é um país que possui uma grande extensão territorial e proporções continentais acabou sendo dividido em 27 Unidades Federativas (UF), onde são 26 estados e o Distrito Federal.

Cada um desses estados possui um governo, lei e arrecadação próprios, o que os torna independentes uns dos outros. Esses estados são classificados em 5 regiões de acordo com sua localização e características, essas regiões são: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A administração

Cada estado possui uma capital e também uma Assembleia Legislativa. Nestas Assembleias, são tomadas muitas decisões. Os deputados estaduais se reúnem com o objetivo de fazer a fiscalização do Poder Executivo, ou seja, fiscalizar as ações do governador, e também votam nas leis que são pertinentes à Unidade Federativa.

Para se ter uma organização do controle fiscal de cada uma das Unidades Federativas, foram criados os Tribunais de Conta. Estes tribunais fazem o controle das finanças do estado, quanto aos valores que são gastos da verba pública. Os Tribunais de Conta localizam-se junto às Assembleias Legislativas, com exceção dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que possuem seus Tribunais separados.

As regiões do Brasil

  • Região Norte – esta é a maior região do nosso país, ela ocupa cerca de 45% de todo o território brasileiro, mas apenas 18% desse território é habitado. Desta forma, podemos dizer que é a maior região em território, mas não em habitantes. Fazem parte desta região os estados do: Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins.
  • Região Nordeste – esta região vem logo após a região Norte, pois também ocupa uma boa parte do território brasileiro, aproximadamente 18% da área do Brasil. Mas diferente da região anterior, esta possui uma quantidade de estados maior, totalizando nove, são eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
  • Região Centro-Oeste – nesta região vivem aproximadamente 6% da população brasileira. É nela que está localizado o Distrito Federal, e a capital federal Brasília, temos ainda os estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Região Sul – é a menor das regiões, e possui apenas 22 milhões de habitantes. Essa região é composta pelos estados: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
  • Região Sudeste – esta não é a maior região quando falamos de território, mas é a que possui maior concentração de população de todo o país. Nesta região temos os estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Veja mais!