Publicado por Natália Petrin

A água, assim como diversas substâncias, sofre algumas transformações que variam de acordo com as mudanças de temperatura, mudando de um estado para o outro.

Os estados

Os estados em que podemos encontrar a água são líquido, sólido e gasoso.

No estado líquido é que frequentemente a encontramos e fazemos uso dela: nas torneiras e chuveiros da casa, em lagos, rios, mares e até mesmo na chuva. Algumas regiões, no entanto, podem apresentar nessas mesmas condições, a água no estado sólido devido às baixas temperaturas. Isso ocorre na Antártida, por exemplo, onde as águas e montanhas estão cobertas com uma camada bastante espessa de gelo.

No estado sólido, a água encontra-se em geleiras, regiões bastante geladas, na forma de neve, ou ainda em nossas geladeiras, como o gelo que usamos para resfriar nossas bebidas.

Estados físicos da água e suas mudanças

Foto: Pixabay

Por fim, o estado gasoso não pode ser visto de forma alguma. Mesmo quando abrimos a tampa de uma panela quente, a fumaça que vemos subindo não é vapor e muito menos gás, mas sim a água em seu estado líquido. Calma que já vamos explicar.

As transformações

Quando a água passa do estado líquido para o estado sólido, ela sofre o processo de solidificação Este ocorre quando há uma diminuição na temperatura, que é o caso, por exemplo, de quanto colocamos água na forma de gelo e a colocamos no freezer. Após algumas horas, ela se solidifica.

Quando a água passa do estado líquido para o estado gasoso, chamamos o processo de vaporização. Este pode acontecer tanto pelo aumento da temperatura – que chamamos de ebulição –, como pela ação do vento que chamamos de evaporação.

Ao tomarmos banho, por exemplo, quando enxugamos o nosso corpo, a toalha fica bem molhada. Após algumas horas, no entanto, ela está seca novamente. Isso porque a água que havia se acumulado ali evaporou. Isso é o mesmo processo que ocorre quando lavamos nossas roupas – devido à ação do vento e do calor, que favorecem a evaporação da água -.

Quando a água passa do estado gasoso para o estado líquido, chamamos de liquefação, que é o que ocorre na tampa de panelas, por exemplo, quando estão quentes. Nuvens são vapor de água condensado.

Quando a água passa do estado sólido para o líquido, como quando tiramos o gelo do congelador e ele se derrete, por exemplo, chamamos o processo de fusão, que é decorrente do aumento da temperatura.

Veja mais!