Publicado por Anna de Cássia

A Europa é um continente muito importante, pois além de ser um continente enorme e onde estão localizados a maior parte dos países existentes, também foi um continente muito importante para a história mundial. A Europa foi o berço da civilização, de onde saíram os principais pensadores e inventores das épocas antigas, e também foram os europeus que, com as grandes navegações, descobriram e colonizaram outros continentes, como a América e a Oceania.

Mapa da Europa

Foto: Reprodução

Muitos países conhecidos fazem parte o continente europeu. Entre eles podemos citar a Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, dentre muitos outros. Ao todo são 50 países, que juntos fazem com que a Europa tenha uma área de aproximadamente 10.500.000 km², que é um pouco maior que o tamanho do Brasil.

Fronteiras da Europa

No Norte, o continente faz fronteira com o Oceano Glacial Ártico, que trás as correntes frias do Polo Norte. Já a fronteira do Sul é com o mar Mediterrâneo, o mar Negro e também com o Oriente Médio, pelo estreito de Bósforo. A Oeste o continente faz fronteira com o Oceano Atlântico, e no Leste com o a Ásia, o continente onde estão localizados países como a China e o Japão.

As fronteiras dos países da Europa são bem irregulares, parecendo uma colcha de retalhos. Isso se dá porque a maioria dos países foi conquistada através de guerras. Foi na Europa que aconteceram a primeira e a segunda guerra mundial, além de outras enormes e importantes guerras.

Poder econômico da Europa

Poder econômico da Europa

Foto: Reprodução

Durante muitos séculos a Europa foi o principal centro científico e econômico do planeta; só desocupou este posto no século XX, após a ascensão econômica dos Estados Unidos. Porém, até hoje ela forma um dos maiores blocos econômicos do mundo, a União Europeia. Graças a esta união, é permitido uma livre circulação de pessoas, bens e mercadorias por todos os países da Europa. Além disso, quase todos os países da União Europeia possuem a mesma moeda: o euro.

Relevo e clima da Europa

A maior parte do relevo europeu é formada por planícies, com poucas variações de planaltos e depressões. Porém, existem algumas partes montanhosas, como os Alpes, uma grande cordilheira que se localiza em vários países, como a Suíça, Alemanha, França, Itália, etc.

Quanto ao clima, o predominante neste continente é o temperado continental e temperado oceânico. No verão costuma fazer muito calor, e no inverno muito frio, chegando até a nevar na maioria dos países.

Veja mais!