Geografia

Êxodo rural: o que é, causas e consequências

O êxodo rural é o fenômeno no qual há uma intensa saída de pessoas do campo em um determinado país. Estas pessoas deixam as áreas rurais e se deslocam em direção às cidades.

É um tipo de migração interna, também conhecido como migração rural-urbana. As principais causas para o êxodo rural são a modernização do campo e a mecanização da agricultura [1].

Como consequência tem-se a diminuição da população do campo e o aumento populacional desordenado das áreas urbanas, o que ocasiona vários problemas urbanos, como a favelização, o aumento da poluição, acirramento das desigualdades sociais, o próprio desemprego nas cidades e a precarização da oferta de serviços públicos para a população.

Xilogravura

O êxodo rural é a migração do campo para as cidades (Foto: Reprodução | cestariasregio)

O que é êxodo rural?

O êxodo rural é um tipo de migração. O fenômeno migratório é um movimento espacial de pessoas, o qual pode ser interno ou externo.

O êxodo rural especificamente é uma migração interna, ou seja, ocorre dentro de um mesmo país. É, basicamente, a saída das pessoas do campo em direção às cidades.

Causas

Máquina operando no campo

Mecanização do campo intensificou o êxodo rural (Foto: depositphotos)

Existem dois conjuntos de fatores que propiciam o fenômeno do êxodo rural, que são os fatores de mudança e os de estagnação.

1- Modernização do campo: o uso de modernos insumos na área agrícola possibilitaram um aumento da produtividade sem que fosse necessário maior contingente de trabalhadores. Exemplo disso foram as mudanças no campo a partir da Revolução Verde [2].

2- Mecanização do campo: novas máquinas e implementos agrícolas permitiram produzir em áreas onde antes haviam limitações, as máquinas acabaram por substituir parcialmente a mão-de-obra humana, fazendo com que muitas pessoas perdessem seu emprego no campo.

3- Crescimento demográfico: o aumento da população exerce uma pressão sobre as áreas agricultáveis, fazendo com que terras antes produtivas, se tornem parte do espaço urbano.

4- Monopolização: o crescimento das grandes propriedades (latifúndios) sobre as pequenas propriedades, faz com que o pequeno produtor não consiga competir na venda de sua produção. Com isso, muitos acabam vendendo suas terras aos latifundiários.

5- Industrialização: com o advento da industrialização [3] houve também uma expansão urbana, isso porque muitas pessoas deixaram o campo para buscar emprego nas indústrias em expansão.

6- Envelhecimento da população: com o envelhecimento da população do campo, algumas propriedades ficam ociosas ou pouco produtivas. As famílias têm diminuído ao longo do tempo, o que significa menor disponibilidade de mão-de-obra na produção, com isso, vendem-se as propriedades quando os donos envelhecem e não conseguem mais manter as atividades.

7- Estrutura das cidades: as cidades são espaços nos quais há possibilidades de trabalho e estudos e disponibilidade de bens e serviços, o que são fatores de atração para que as pessoas deixem o campo e migrem em direção às cidades.

Consequências

Favela no Rio de Janeiro

Um dos problemas ocasionados pelo êxodo rural é a favelização (Foto: depositphotos)

As consequências do êxodo rural são:

O que motivou o êxodo rural no Brasil?

O êxodo rural brasileiro teve forte ocorrência na segunda metade do século XX, enfraquecendo-se posteriormente. Os fatores que estão ligados ao êxodo rural no Brasil são a urbanização, a industrialização, a concentração fundiária e também a modernização e a mecanização do campo.

Com os estímulos promovidos pela Revolução Verde houve a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras, sobretudo após a década de 1970.

Consequentemente um aumento das grandes propriedades e pressões sobre as pequenas áreas agrícolas. Momento este em que muitas pessoas venderam suas terras e migraram em direção às cidades.

O emprego que faltava no campo estava disponível nas cidades, já que ocorria o fenômeno da industrialização brasileira no mesmo contexto.

Foi o momento da história do Brasil em que houve os maiores registros de migração rural-urbana. Enquanto o campo se esvaziava de trabalhadores, as indústrias necessitavam de mão-de-obra e as cidades inchavam demograficamente.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Êxodo rural é um fenômeno demográfico.
  • O êxodo rural é a saída das pessoas do campo em direção às cidades.
  • É um tipo de migração interna.
  • As principais causas do êxodo rural são a modernização e mecanização do campo, a industrialização, as mudanças no perfil demográfico.
  • As principais consequências do êxodo rural são a redução da população do campo, o inchaço demográfico nas cidades, os problemas urbanos, a diminuição da diversidade produtiva no campo.
  • No Brasil, o êxodo rural esteve atrelado à expansão da fronteira agrícola, à Revolução Verde, à industrialização tardia e urbanização consequente.

Exercícios resolvidos

1) Explique como o êxodo rural afeta a diversidade produtiva do campo.
R: Os pequenos produtores são, historicamente, os responsáveis pela diversidade produtiva. São eles que cultivam frutas variadas, legumes, verduras, grãos diversificados. Com o êxodo rural, há um aumento das grandes propriedades no campo. Estas cultivam através da monocultura, ou seja, produzem apenas um tipo de planta, como é o caso da soja. Com isso, tem-se que uma redução da diversidade de cultivos disponíveis ao consumo da população.
2) Qual a relação entre industrialização e urbanização?
R: Com o fenômeno da industrialização houve um aumento da necessidade de mão-de-obra nas cidades. Com isso, muitas pessoas deixaram o campo e se deslocaram para o espaço urbano. Esse aumento populacional fez com que as cidades se expandissem, impulsionando o fenômeno conhecido como urbanização.
3) Cite três causas para o êxodo rural.
R: Modernização do campo e mecanização do campo, industrialização e a oferta de bens e serviços no espaço urbano.
4) Cite três consequências do êxodo rural.
R: Inchaço urbano, aumento dos problemas urbanos como a favelização e a redução da diversidade de produção do campo.
5) O êxodo rural é uma migração interna ou externa? Explique.
R: O êxodo rural é um tipo de migração interna, porque ocorre dentro de um mesmo país. É o deslocamento de pessoas do campo em direção às cidades internamente.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.