Publicado por Anna de Cássia

Expansão marítima é o nome que se dá ao momento em que os países da Europa começaram a explorar áreas desconhecidas com seus navios. O primeiro país a fazer uma expansão marítima foi Portugal, que trilhou um caminho contornando o continente africano para chegar às Índias. Foi então que a Espanha decidiu também investir na expansão marítima.

Expansão marítima espanhola

Foto: Reprodução

Assim como Portugal, a Espanha também queria encontrar um caminho para as Índias, porém, não podiam percorrer o mesmo caminho que fizeram os navios de Portugal, pois na época era como se Portugal tivesse se tornado o dono daquele caminho, então eles buscaram rotas diferentes.

Por que o interesse pelas Índias?

Como naquela época ainda não existia geladeira, as comidas se estragavam muito rápido. Uma maneira de conservar as comidas (principalmente as carnes) e impedir que elas estragassem rapidamente era armazená-las com temperos e especiarias. Por isso todos sempre estavam em busca das especiarias orientais, que vendiam principalmente na Índia e eram perfeitas para armazena alimentos por mais tempo.

Por isso, o comércio das especiarias orientais era muito grande, e todos os comerciantes queriam compra-las na Índia por um preço barato, para revende-las mais caras em seus países, ou até mesmo para outros países.

Caravana de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo era um genovês que foi contratado na época pelos reis da Espanha para liderar as expedições para as Índias, pois Cristóvão acreditava que, se o mundo é redondo, é possível chegar ao oriente navegando em direção ao ocidente, dando assim uma “volta ao mundo” para chegar nas Índias. Partiram em caravana no dia 3 de agosto de 1942, com um navio e duas caravelas, chamados Santa Maria, Pinta e Niña.

Navegaram por dois meses na direção Oeste, até que chegaram a uma terra que acreditavam ser as Índias. Colombo batizou a terra de San Salvador, mas não sabia que na verdade havia chegado a um continente que os europeus ainda não conheciam, e só depois de vários anos iriam batizar de América.

Outras caravanas

Depois que Cristóvão Colombo voltou para Espanha e anunciou que havia conseguido sucesso em suas navegações, outras caravanas foram organizadas até o novo continente, conhecido inicialmente como Índias Ocidentais. Eles exploraram todo o Caribe e a costa oriental da América Latina. Essas viagens trouxeram muitos lucros para a Espanha, e mais tarde fez com que esses territórios descobertos se tornassem colônias espanholas.

Veja mais!