Publicado por Débora Silva

As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos e, algumas delas, realizam processos que permitem a entrada de partículas (sólidas ou líquidas), do meio externo para o interior da célula, exercendo uma função alimentar ou de defesa.

Esses processos são chamados, no geral, de endocitose e ocorrem em células constituintes de organismos unicelulares em meio aquoso. Porém, algumas células de organismos multicelulares também exercem esses processos, com a função de defesa.

Os processos de endocitose podem ocorrer de duas formas: por fagocitose ou pinocitose.

Fagocitose

Foto: Reprodução

O que é a fagocitose?

A fagocitose é um processo realizado pela célula que consiste em englobar partículas sólidas e enviá-las ao seu interior. Este é um mecanismo bastante importante para a proteção do nosso organismo da invasão de agentes causadores de doenças.

Como acontece a fagocitose?

No processo de fagocitose, a célula produz expansões da membrana plasmática, conhecida como pseudópodes, que envolvem e englobam as partículas, levando-as, assim, para o seu interior.

Primeiramente, a partícula englobada se mantém em uma bolsa chamada de fagossomo; no momento posterior, esta bolsa se une ao lisossomo (que são organelas presentes no citoplasma da maior parte das células eucariontes), formando o vacúolo digestivo, para que, dessa forma, acontece o processo de digestão e os materiais sejam utilizados pela célula, proporcionando-lhe mais energia. Todo este processo descrito anteriormente recebe o nome de “digestão intracelular heterofágica.”

A fagocitose envolve duas fases: na primeira fase, ocorre o processo de digestão, no qual a célula gasta muita energia para levar a partícula até o seu interior; a segunda fase é quando acontece a digestão intracelular da partícula ingerida.

Exemplos de fagocitose

Para que o processo de fagocitose fique mais claro, vamos ver alguns exemplos.

Um exemplo de fagocitose é o que ocorre no nosso sistema imunológico: os macrófagos (as células de defesa do nosso organismo) fagocitam os micro-organismos patogênicos, isto é, aqueles agentes capazes de produzir doenças, como bactérias, vírus etc.

E como isto acontece? Vamos acompanhar: quando o antígeno está em seu interior, a célula de defesa se autodestroi, em um processo denominado autólise. As células de defesa têm a função de eliminar os agentes agressores ao organismo.

Os protozoários realizam a sua alimentação por meio do processo da fagocitose.

Apoptose

Além da fagocitose, uma célula também pode se alimentar pela “digestão intracelular autofágica”, que acontece quando a célula digere seu próprio material, como, por exemplo, organelas velhas em processo de degeneração. Este tipo de digestão relaciona-se a um mecanismo das células eucarióticas que recebe o nome de apoptose (ou “suicídio celular”).

Veja mais!