Ciências

Fagocitose: o que é, como ocorre e exemplos

A célula possui alguns mecanismos pelos quais pequenas moléculas e íons atravessam a membrana plasmática. Partículas maiores não conseguem atravessar a membrana, mas podem ser incorporadas à célula por endocitose, isto é, por fagocitose ou por pinocitose, ou ser eliminadas por exocitose.

Entre os organismos protistas, a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, onde grandes partículas podem ser captadas do meio em que vivem e, posteriormente, digeridas no interior da célula. Enquanto que nos organismos multicelulares, uma das funções está relacionada com a defesa do corpo contra partículas estranhas.

Sendo assim, a fagocitose está envolvida em inúmeras outras situações, tornando-se fundamental para o equilíbrio do indivíduo. Com o avanço das pesquisas, a ciência mostra a importância desse processo para nossa saúde.

O que é fagocitose?

A fagocitose (fagos = comer; citos = célula) significa o ato da célula “comer”, ou seja, é um processo de ingestão de partículas grandes e sólidas, como micro-organismos e restos de outras células.

Fagocitose e pinocitose

A endocitose abrange dois processos distintos: fagocitose e pinocitose.

Ao contrário da fagocitose, que é realizada apenas por algumas células especializadas, a pinocitose ocorre praticamente em todos os tipos celulares.

O processo de fagocitose

Nas células que realizam a fagocitose, a membrana plasmática envolve o material a ser ingerido formando assim, pseudópodes, ou seja, “falsos pés”, projeções.

O material ingerido fica no interior de uma vesícula grande, denominada fagossomo, um tipo de vacúolo alimentar.

Consequentemente, o fagossomo é fundido com o lisossomo, formando um vacúolo digestivo, que será degradado pela ação de enzimas. Após isso, forma-se o vacúolo residual, que será eliminado da célula através da exocitose ou clasmocitose.

Exemplos

Defesa do corpo

Você sabe o que é o pus que se forma nos ferimentos infeccionados?

Quando a pele [1] humana sofre uma lesão, pode ocorrer infecção por bactérias. Nesse caso, neutrófilos (uma célula de defesa presente no sangue) saem dos vasos sanguíneos e vão para o local da infecção.

Eles fagocitam ativamente as bactérias, mas acabam morrendo juntamente com as várias bactérias que ingeriram. Os neutrófilos e as bactérias mortas formam os principais elementos encontrados no pus dos ferimentos infeccionados.

Nessa fase, os monócitos, que são outro tipo de célula de defesa encontrada no sangue, saem dos vasos sanguíneos e transformam-se em macrófagos. Os macrófagos têm alta capacidade de fagocitose e dirigem-se ao local da infecção, onde ingerem bactérias e até mesmo neutrófilos já destruídos.

Importância do macrófago

Os macrófagos estão amplamente distribuídos nos tecidos conjuntivos de órgãos como baço, fígado e nódulos linfáticos. São soldados incansáveis e sempre alertas, patrulhando permanentemente o organismo.

Aos macrófagos cabe o reconhecimento, a fagocitose e a destruição de micro-organismos invasores. Além disso, é ele quem avisa ao restante do sistema imunológico que o organismo está sendo atacado.

Como o macrófago age?

A membrana plasmática dos macrófagos possui proteínas que atuam como receptores, reconhecendo compostos químicos da superfície dos micro-organismos e das células (ou restos celulares) que devem ser destruídos.

Portanto, as células do organismo que não apresentam estes compostos químicos em sua superfície não são reconhecidas e não sofrem a fagocitose.

A fagocitose e os patógenos

Você já se questionou se a fagocitose é eficiente para todos os tipos de patógenos? A resposta é não.

Alguns patógenos intracelulares desenvolvem estruturas e mecanismos que lhes permitem sobreviver à fagocitose, como algumas bactérias [2] e protozoários [3], causando assim, doenças nos seres humanos.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Nem todas as substâncias atravessam a membrana plasmática diretamente, algumas são incorporadas por meio da endocitose.
  • Através da endocitose a célula pode ingerir substâncias de duas maneiras diferentes: por fagocitose ou pinocitose.
  • A fagocitose é a ingestão de partículas grandes e sólidas, como micro-organismos e restos celulares.
  • A pinocitose é a ingestão de moléculas grandes, porém, dissolvidas em água.
  • A célula elimina seus resíduos através da exocitose.
  • As células de defesa do nosso corpo, como os macrófagos, atuam diretamente na fagocitose.

Exercícios resolvidos

1- O englobamento de partículas por fagocitose acontece devido ao aparecimento de uma projeção da membrana plasmática, chamada de?
R: Pseudópodes.
2- Qual é a organela que atua diretamente na digestão de partículas englobadas por fagocitose?
R: Lisossomos.
3- A pinocitose é um tipo de endocitose e está relacionada com o englobamento de que tipo de substâncias?
R: Substâncias dissolvidas em fluidos, como a água.
4- A ameba pode se alimentar de partículas sólidas como hemácias, e também ingerir substâncias líquidas. Como se chama o processo de ingestão de tais elementos, respectivamente?
R: Ingestão de hemácias = fagocitose; ingestão de substâncias líquidas = pinocitose.
5- Algumas partículas necessitam ser eliminadas da célula, pois não serão aproveitadas. Tal situação acontece através de qual processo?
R: Exocitose.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» RADAIC, A. et al. Endocitose e tráfego intracelular de nanomateriais. Acta Farmacêutica Portuguesa, v. 3, n. 2, p. 149-166, 2014.