Publicado por Anna de Cássia

A colonização do Brasil foi um período em que os portugueses estiveram em nossas terras, trazendo para cá a cultura europeia, o catolicismo, a língua e os costumes deles. Este período durou de 1500 até 1822, que foi a época em que Portugal era quem possuía os poderes econômicos e administrativos do Brasil.

Fases da colonização no Brasil

Foto: Reprodução

Os historiadores – pessoas que pesquisam e estudam sobre a história – acharam que, para facilitar o entendimento e todos e os nossos estudos, seria melhor dividir esse período de colonização em três partes. Assim nós podemos estudar mais detalhadamente as características de cada fase da colonização brasileira.

Período pré-colonial

O período pré-colonial aconteceu desde o descobrimento do Brasil, em 1500, até o ano de 1549, que foi quando o Primeiro Governo Geral foi formado. Desde que Pedro Álvares Cabral chegou às terras brasileiras, Portugal começou a explorar todo o nosso litoral, realizando extração de todos os produtos que possuíam um valor econômico; o principal deles foi o pau-brasil.

Porém, com o tempo, as terras ricas do Brasil foram chamando a atenção de outros países, como França e Holanda, que não demoraram a vir escondido às nossas terras roubar nossos produtos e riquezas. Como havia apenas poucos índios povoando o território, assim ficava bem mais fácil para esses países.

Foi então que Portugal decidiu iniciar a colonização no Brasil, enviando vários portugueses para morar aqui e ocupar as várias terras. Assim, ficaria bem mais fácil para o governo português vigiar todo o enorme território brasileiro e impedir que outros países conseguissem se infiltrar e furtar nossos bens.

Período colonial

Em 1549 foi criado o Primeiro Governo Geral nas terras brasileiras, e Salvador foi nomeada como capital do território. Isso marcou o início do segundo período colonial. Aumentou-se então a exploração, principalmente da cana-de-açúcar e das minas de ouro. Este período foi o que o Brasil rendeu mais lucros para Portugal.

Também nesse período surgiram várias cidades, a população foi aumentando e colonizando o território aos poucos, chegando finalmente ao interior do país que ainda não havia sido explorado, como o sertão do nordeste, o amazonas e a região sul. Foi nesta época que a escravidão se desenvolveu.

Crise do sistema colonial

No final do século XVIII iniciou-se o terceiro período, que foi marcado por uma grande crise no sistema colonial. A população estava cansada do absolutismo, e inspirados por revoluções como a francesa e a dos Estados Unidos, acabaram criando movimentos de resistências aqui também. Tudo se agravou com a chegada da família real, em 1808. Por fim, em 1822 foi declarada a independência do Brasil, pondo um fim ao sistema colonial.

Veja mais!