Publicado por Lia Vieira

O feudalismo foi o sistema econômico, político e social da Idade Média, que tratava da propriedade e da terra. A terra era pertencente ao senhor feudal, que consistia na área de direito sobre as pessoas, coisas e terras. O senhor feudal cede parte da terra ao vassalo, em troca de serviços, através de uma hierarquia, criando-se uma dependência.

O feudalismo se originou no século V, sobre o Império Romano, tem como características o poder descentralizado (com os senhores feudais) e sua economia é baseada na agricultura e no trabalho dos servos.

Feudalismo

Foto: Reprodução

Qual é o papel do vassalo?

Dentro do feudalismo encontramos várias relações de trabalho, existindo a classe dominada e a dominante, a vassalagem assegurava as relações sociais de produção, o vassalo ganha a terra, subsídio em batalhas e pagamento de resgate, um pacto que acontece entre nobres e reis, que contavam com a honra e fidelidade.

Sociedade feudal e sua economia

A sociedade feudal contava com pouca mobilidade social e era hierarquizada, os nobres, como os senhores feudais, cavaleiros, duques, condes e viscondes eram os detentores das terras e cobravam impostos do camponeses. O clero era formado por membros da Igreja Católica e mantinham a proteção espiritual da sociedade emitindo grande poder sobre ela, além de arrecadarem impostos também cobravam o dízimo. Os camponeses, artesãos e servos pagavam tributos e taxas aos senhores feudais.

A economia tinha como base a agricultura, o arado puxado por bois era muito utilizado naquele período, e apesar de existir uma moeda na Idade Média, a mesma era pouco utilizada. O método popular para a realização de negócios era a base de troca de produtos e mercadorias.

Religião e guerras dentro do feudalismo

Durante a Idade Média a Igreja Católica era o centro de poder religioso, influenciava na cultura e no modo de pensar, possuindo grande poder econômico. Seus monges viviam em mosteiros e passavam a maior parte do tempo rezando e copiando a Bíblia.

A principal forma de obter o poder era através da guerra, os senhores feudais envolviam-se em guerras com a intenção de adquirir mais terras e poder.

Feudalismo: Educação, arte e cultura medieval

A educação e os estudos eram dedicados aos nobres, que aprendiam latim, religião e táticas de guerra, enquanto a grande maioria da população era analfabeta. As artes e a cultura eram marcadas pela forte influência da religião, como por exemplo, paisagens bíblicas e ensinamentos religiosos, que tinham como finalidade, facilitar o ensino religioso à população.

O fim do feudalismo com o surgimento do capitalismo

O feudalismo foi enfraquecendo através da substituição natural do sistema capitalista, que foi implantando mudanças sociais, políticas e econômicas, como por exemplo, o surgimento do renascimento comercial.

Veja mais!