Publicado por Katharyne Bezerra

Filmes educativos são ótimas escolhas para quem não quer descuidar dos estudos mesmo estando de férias. Além de se manter por dentro de determinados assuntos, você também se diverte e ainda aprende muita informação nova.

Seja para o público adulto, adolescente ou infantil, a internet está repleta de produções que podem virar opções nesse período de descanso. Portanto, além do YouTube e da Netflix, outros sites também podem servir para sua pesquisa.

Mas para facilitar ainda mais essa escolha, separamos oito filmes educativos que você vai poder assistir no conforto da sua casa. Entre as opções há dicas para o público infantil e para os adolescentes.

Além disso, separamos uma dica muito especial no final do artigo. Trata-se de um site totalmente grátis que reúne produções documentais e independentes. Confira tudo isso a seguir!

Filmes educativos infantil

Wall-E

Capa do filme Wall-e

Essa produção retrata os cuidados necessários com o meio ambiente (Foto: Reprodução | Capas Can)

A nossa primeira sugestão é destinada para o público infantil. No entanto, é uma produção intrigante para os adultos também. Wall-E é um filme que retrata um futuro onde a Terra não é mais habitada por humanos.

Na verdade, o planeta está escasso de tudo. O personagem principal é o o próprio Wall-E, um robô responsável por comprimir todo o lixo que existe na Terra. Até a chegada de um novo robô, pelo qual Wall-E se apaixona.

Eve é um robô mais desenvolvido e está em busca de sinais de vida na Terra. Juntos, eles vão fazer o impossível para salvar uma única plantinha encontrada e o Planeta como um todo.

Com essa história, as crianças podem aprender sobre os cuidados que se deve ter com a Terra e com a própria saúde.

Classificação: Livre para todos os públicos.

Tempo de duração: 1h38.

Veja também: Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

As crônicas de Nárnia

Capa do filme As Crônicas de Nárnia

A ficção aborda qualidades como lealdade, coragem e honra (Foto: Reprodução | Best Capas DVD)

Baseado em livros infantis, o filme As crônicas de Nárnia é uma história que envolve todos da família. A obra revela a vida de quatro crianças e uma descoberta: a passagem secreta para a terra de Nárnia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, elas são enviadas para uma casa de campo, por questões de segurança. Lá descobrem essa passagem dentro do guarda-roupa e se deparam com um mundo mágico.

Um leão que fala, uma feiticeira e várias criaturas mágicas compõem essa história. Além de entreter, o filme também traz alguns ensinamentos, como: lealdade, amizade, família e confiança.

Classificação: 10 anos.

Tempo de duração: 2h23.

Filmes educativos para adolescentes

A onda

Capa do filme A Onda

Esse filme fala sobre governos autocráticos (Foto: Reprodução | DVD Catalogados)

O drama dirigido por Dennis Gansel ensina aos adolescentes sobre tipos de governo, em especial o autocrático. Isso porque, a história se passa em uma escola na Alemanha, na qual os alunos precisam escolher entre duas cadeiras eletivas: anarquia ou autocracia.

Para exemplificar o assunto aos estudantes, o professor Rainer Wenger cria um governo fascista na sala de aula. Chamado de “A onda”, esse movimento passou a ter características fortes, como saudações e até mesmo uniforme específico.

No entanto, o que era para ser apenas uma demonstração em sala de aula, passou a ser difundido em toda a cidade. Assim, o fanatismo torna-se realidade e o professor precisa tomar as devidas providências.

Classificação: 16 anos.

Tempo de duração: 1h48.

Escritores da liberdade

Capa do filme Escritores de Liberdade

Essa produção trata sobre problemas de aprendizagem (Foto: Reprodução | Capa de DVD)

Apesar de ter sido lançado em 2007, o filme Escritores da liberdade é uma obra atemporal. Baseado em histórias reais, o longa-metragem mostra as tentativas de uma professora de Los Angeles em estimular os alunos de uma escola pública.

Com esse filme é possível abrir o debate com os adolescentes a respeito de questões como racismo e problemas de aprendizagem. Além disso, Escritores da liberdade é uma ótima maneira para se inspirar em busca de um futuro mais promissor.

Classificação: 12 anos.

Tempo de duração: 2h04.

Filmes educativos na Netflix

Histórias cruzadas

Capa do filme Histórias Cruzadas

Essa obra cinematográfica é uma ótima maneira de abordar as questões raciais (Foto: Reprodução | Capas Medina)

O filme Histórias cruzadas aborda os Estados Unidos na década de 1960. Nessa época ocorria no país a segregação racial, período marcado pelo extremo racismo contra as pessoas negras.

Para tocar nesse assunto, o filme conta a história de uma jovem branca aspirante à jornalista que decide entrevistar as empregadas domésticas. Através da divulgação desses relatos, a descriminação racial e o preconceito enraizados na sociedade são desafiados.

Por essa razão, essa obra cinematográfica é uma ótima maneira de abordar as questões raciais. Apesar de retratar uma realidade nos EUA, o filme consegue denunciar por quais situações humilhantes os negros tiveram que passar e ainda fazer um comparativo com o momento atual no nosso país.

Classificação: 12 anos.

Tempo de duração: 2h27.

Veja também: Nas férias, vale a pena conciliar estudo e diversão?

O menino do pijama listrado

Capa do filme O Menino do Pijama Listrado

Esse longa-metragem retrata o cenário do período nazista (Foto: Reprodução | Capas Medina)

Para entender um pouco mais sobre o período Nazista, você deve assistir O menino do pijama listrado. Esse filme conta a história de dois garotos que fizeram uma amizade durante essa época.

De um lado, um filho de um nazista que se mudou com a família de Berlim para a Polônia. Do outro, uma criança judia prisioneira em um campo de concentração. Entre cenas comoventes e sombrias, quem assiste acaba se deparando com essa triste parte da história da Alemanha.

Classificação: 12 anos.

Tempo de duração: 1h34.

Filmes educativos YouTube

Muito além do peso

Capa do filme Muito Além do Peso

O filme trata sobre a obesidade infantil e suas consequências (Foto: Reprodução | Capas Bil)

Também é possível encontrar boas obras cinematográficas no YouTube. Um exemplo disso é o documentário Muito além do peso, da diretora Estela Renner.

“Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos”, conta a descrição do projeto.

Classificação: Livre para todos os públicos.

Tempo de duração: 1h23

O Acre existe

Capa do filme O Acre Existe

Esse documentário trata sobre o povo acreano (Foto: Reprodução | Mercado Livre)

Mais uma produção brasileira para fechar nossa lista dos filmes educativos para se ver nas férias. O Acre existe é um documentário que visa mostrar aspectos culturais do povo acreano na época contemporânea.

Para isso, quatro paulistas partiram em direção ao estado do Acre. Através de encontros e vivências, o filme se constrói e “expõe essa descoberta mútua entre os que chegam e os que lá estão”.

Classificação: Livre para todos os públicos.

Tempo de duração: 1h54

Como assistir filmes educativos online e grátis?

Em contraponto a outras plataformas de filmes pagas, o Libreflix surge como uma opção de streaming aberto e colaborativo. Nele é possível encontrar produções de audiovisuais independentes.

Além disso, ele é dividido em categorias, como: documentários (docs), filmes, curtas, séries, clássicos, nacionais e kids.

Dessa forma, existem filmes educativos para todos os públicos, desde o infantil, passando pelos adolescentes até os adultos. Tudo isso para você deixar as férias da família ainda mais divertidas e repletas de conhecimento.

Veja também: Como começar as aulas bem

Veja mais!