Ciências

Físico-química

A físico-química é a ciência que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, proporcionando instrumentos para traduzir e controlar os fenômenos naturais. Podemos perceber que a físico-química é a junção de duas matérias.  A física é a ciência responsável pelo estudo da matéria e seus fenômenos naturais e a química possui foco na composição da matéria, suas leis e propriedades.

Físico-química

Foto: Reprodução

Como surgiu o termo físico-química?

O físico, químico e astrônomo russo, Mikhail Lomonosov, foi o autor do termo “físico-química”, em 1752, durante uma palestra para estudantes na Universidade Estatal de São Petersburgo. Este, no entanto, apenas entre 1860 a 1880 desenvolveu trabalhos sobre termodinâmica química, eletrólitos em soluções, cinética química, entre outros temas a partir dos quais se desenvolveu a físico-química moderna.

Química e seus três principais ramos

Dentro do estudo da química, encontramos três ramos importantes, sendo eles:

Principais áreas abordadas pela físico-química

Diferença de fenômenos químicos e fenômenos físicos

Fenômenos químicos

São mudanças na composição de uma determinada substância, tendo em vista que os elementos químicos se estruturaram de forma diferente. A combustão, por exemplo, transforma uma substância em outra, como é o caso da madeira ou carvão, que através da combustão se transformam em cinzas. A modificação da matéria através de um fenômeno químico, não pode retornar à sua estrutura original.

Fenômenos físicos

São fenômenos que não alteram a composição nem as propriedades químicas das substâncias. Como exemplo podemos citar o papel: quando o rasgamos, ele não deixa de ser papel e sim muda a sua forma.