Publicado por Nicoli Tomazella

O folclore é um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Esse conjunto é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação dos festejos e costumes. Sua origem vem da Inglaterra, com a junção de duas palavras, folk (povo) e lore (sabedoria popular), assim nasceu a palavra folclore, que tem como significado “sabedoria do povo”.

Folclore brasileiro

Foto: Reprodução

Mitos e lendas

As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Elas misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. Elas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um componente simbólico. Eles davam sentidos às coisas que não conseguiam explicar na antiguidade.  Serviam também como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano.

O folclore brasileiro

No Brasil, em cada região existe uma crença diferente.  O povo brasileiro mostra suas características próprias com o seu jeito de ser e viver, seus gostos e aquilo que consideram importantes. Uma das características do nosso folclore são as simpatias, em cada região há uma simpatia diferente, para casar, para arranjar um namorado, entre outras.

As danças

As danças marcam muito uma região. Podemos destacar algumas que são mais conhecidas, como festas de quadrilha, catira, carimbo, bumba-meu-boi e maculelê.

As brincadeiras

As brincadeiras infantis são muito conhecidas entre as crianças, as mais populares são: amarelinha, as cinco Marias, barra manteiga, cabra cega, passa anel, carniça, pau-de-sebo, e muitas outras. Outra brincadeira folclórica é a adivinhação, que chama atenção de muitas crianças e também muitos adultos.

As histórias

Os personagens mais conhecidos das histórias do folclore brasileiro são o Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara, Mula-sem-cabeça, Lobisomem, Curupira e Boitatá. Porém em cada região do Brasil se acredita em uma história diferente, existe inúmeras histórias de lendas e mitos pelo interior do país.

Para exemplificar uma lenda muito conhecida em nosso país é a do Saci-Pererê. Saci-Pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Anda sempre pelas matas com seu cachimbo e com um gorro vermelho, que segundo a lenda é o que dá poderes mágicos a ele. Adora aprontar e fazer travessuras por aí, é o que ele mais gosta de fazer e se diverte com isso. Diz a lenda que o Saci vive espantando cavalos, queimando as comidas das donas de casas e acordando pessoas com gargalhadas.

As comidas típicas

O nosso folclore também pode ser destacado pelas comidas típicas de cada região. No Norte tem o peixe assado e o pato ao tucupi, no Nordeste o acarajé e a carne de sol, no Centro oeste a galinhada e o arroz com pequi, no Sudeste a feijoada e o tutu do feijão, e no Sul o pinhão assado e o churrasco.

O folclore define muito cada região do país, seja em lendas ou mitos, em danças, na comida, em datas comemorativas, em brincadeiras, ele está presente em todo o nosso território marcando cada região de uma forma diferente.

Veja mais!