Publicado por Lia Vieira

O ser humano consome energia para sobreviver desde os tempos mais primitivos, seja essa energia de forma mecânica, química ou elétrica. Ao longo dos anos ele foi descobrindo novas e mais modernas formas de produzir energia e sua busca continua em andamento até os dias de hoje.

Dentro desta gama de possibilidades pela busca de energia, as classificamos em dois grupos:

– Fontes de energia renováveis;

– Fontes de energia não-renováveis.

Fontes de energia renováveis

  • Hidroeletricidade;
  • Energia eólica;
  • Energia solar;
  • Energia de biomassa.

Hidroeletricidade

É a mais utilizada no Brasil, em função do país ter uma grande quantidade de rios. A água quando represada aumenta seu potencial energético, como por exemplo, é o caso de usinas hidrelétricas que produzem energia.

No entanto, vale apena lembrar do forte impacto ambiental que é formado durante a construção de uma represa, no entanto, ainda é considerada uma das fontes mais limpas de energia.

Energia eólica

Fontes de energia

Foto: Reprodução

É gerada a partir dos ventos. Grandes hélices são posicionadas em áreas que possuem grande quantidade de vento, e através da corrente de vento, essas hélices entram em movimento gerando energia elétrica. No Brasil a energia eólica ainda é pouco utilizada.

Energia solar

Ocorre a partir da radiação solar, que é captada por grandes placas que transformam o calor em eletricidade.

No Brasil ainda é pouco utilizada em função de seu custo elevado, no entanto, é uma fonte de energia limpa.

Energia de biomassa

É produzida a partir da decomposição de materiais orgânicos, como por exemplo, esterco, resíduos agrícolas e restos de alimentos. O gás metano é produzido a partir desta decomposição e usado como forma de energia.

Fontes de energia não-renováveis

  • Petróleo;
  • Carvão mineral;
  • Energia nuclear;
  • Gás natural.

Petróleo

Atualmente é considerado o recurso mais utilizado pelo ser humano. É retirado do subsolo (geralmente em regiões de oceanos), passando por um processo de refinação e transformado em combustível, como por exemplo, para veículos e geradores. Pode ser transformado em gasolina, óleo diesel e até mesmo em plástico e outros produtos.

Carvão mineral

É retirado do subsolo, da formação de restos de plantas e árvores que foram soterrados através de milhares de anos. É utilizado nas usinas termoelétricas.

Energia nuclear

Esta energia é retirada do urânio, que possui muita energia. Quando o seu núcleo é desintegrado uma grande quantidade de energia é liberada.

As usinas nucleares utilizam desta energia para gerar eletricidade. O lixo nuclear produzido por esta fonte de energia é um forte ponto negativo, além de apresentar grande perigo caso ocorra algum tipo de acidente.

Gás natural

É encontrado em jazidas subterrâneas e produzido de produtos agrícolas. Pode ser utilizado tanto para a criação de energia elétrica quanto para combustível de veículos.

Veja mais!