Publicado por Anna de Cássia

Conhecer a nossa gramática é sem sombra de dúvidas algo muito importante. Aprender uma segunda língua, como o inglês, é muito importante. Porém, mais importante que isso, é aprender primeiro o português e saber falar corretamente a sua própria língua materna. Esse não é um trabalho fácil, pois apesar de todos os brasileiros falarem português, grande parte não sabe falar português corretamente.

Por isso, para que você possa aprender a falar corretamente sua própria língua, é muito importante estudarmos a gramática. Hoje vamos estudar os verbos e suas formas rizotônicas e arrizotônicas. Com esse nome você pode achar que é algo bem difícil e totalmente maluco, mas você vai ver que na verdade é bem facilzinho.

Formas rizotônicas e arrizotônicas

Foto: Reprodução

Acento tônico

Você lembra do que já estudou sobre acento tônico? Não é necessariamente um acento normal, como o acento da palavra “bebê” ou da palavra “maracujá”. O acento tônico é apenas a sílaba da palavra que é mais forte que as outras, e por isso ela é “acentuada” quando nós falamos.

Por exemplo, na palavra casa, a sílaba tônica é o “ca”. E a sílaba tônica de sorvete é o “ve”, de chocolate é o “la”, e da palavra computador é o “dor”. Em algumas palavras, dependendo das regras gramaticais, o acento tônico pode receber um acento gráfico. Como nas palavras café, você e parabéns.

Forma rizotônica

As palavras de forma rizotônica são aquelas em que o acento tônico, aquela parte pronunciada mais intensamente, se localiza no radical da palavra. Radical é aquele pedacinho da palavra que nunca muda. Por exemplo, o verbo falar é pronunciado da seguinte maneira:

  • Eu falo
  • Tu falas
  • Ele fala

Perceba que durante a conjugação a palavra falar vai mudando, mas tem uma parte da palavra que permanece sempre a mesma, que são as três primeiras letras, “fal”. Então o fal é o radical da palavra.

Quando a sílaba tônica da palavra se localiza em seu radical, como é o caso das conjugações do verbo: falo, falas e fala, dizemos que essa palavra é rizotônica.

Forma arrizotônica

Os verbos arrizotônicos são aqueles em que a sílaba tônica não está presente no radical da palavra, ou seja, a sílaba tônica sempre se localiza naquele final da palavra que muda de acordo com a conjugação.

  • Nós falamos
  • Vós falais
  • Que nós falemos
  • Que vós faleis

Quando o verbo é conjugado na primeira e segunda pessoa do plural (nós e vós), a sílaba tônica da palavra não fica no radical. Na conjugação do verbo falar, por exemplo, onde o radical é “fal”, as sílabas tônicas são o “la” e o “le”, que vão se alterar de acordo com a conjugação. Por esse motivo, dizemos que essas palavras são arrizotônicas.

Veja mais!