Publicado por Débora Silva

O meio de comunicação mais comum e mais usado pelo homem é através da linguagem oral ou escrita. Existem várias formas de se falar ou escrever, variando apenas de pessoa para pessoa e também do nível de intimidade. A linguagem possui algumas funções que de acordo com o objetivo do locutor podem mudar. A função que você irá conhecer hoje é a referencial, continue lendo e conheça um pouco mais sobre ela.

Função referencial

Foto: Reprodução

As funções da linguagem

A linguagem, por ser um meio de comunicação que varia de acordo com o objetivo de quem está falando, acabe sendo dividida em seis funções, onde cada uma possui certas características mais marcantes e específicas.

As funções da linguagem são: referencial, conativa, fática, poética, emotiva e metalinguística. Na referencial predominam os textos jornalísticos, na conativa, os textos persuasivos, na fática pequenas frases para confirmar que está havendo interação, na poética os textos literários, na emotiva os poemas românticos e dramáticos, e na metalinguística os dicionários. Entre essas funções, aqui iremos nos aprofundar um pouco mais na referencial.

Definição

A função referencial, também conhecida como função denotativa é considerada a função mais comum. Geralmente é utilizada quando uma pessoa em um ato de fala tem a intenção de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma forma objetiva e precisa, não fazendo comentários e nem avaliação.

Principais características

Algumas das principais características de um texto que possui função referencial são:

  • Geralmente o texto é escrito na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade.
  • A linguagem é denotativa, não havendo possibilidades de outra interpretação além da que está sendo exposta.
  • As frases são estruturadas na ordem direta.

Onde encontramos a função referencial?

Os textos em que a função referencial mais predomina são os textos: científicos, jornalísticos, dissertativos, técnicos, instrucionais, didáticos, em correspondências comerciais e em todos os outros que possuem a informação como principal objetivo.

“Uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor completou 38 anos, neste domingo, com uma festa repleta de atrações dedicada aos turistas que aproveitavam a manhã de sol para visitar o cartão-postal. Também em homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida e ao Dia das Crianças, o evento contou com uma missa e uma apresentação de teatro circense para os pequenos.”                                                                          Jornal O Globo

É importante lembrar que um único texto pode possuir várias funções ao mesmo tempo, porém apenas uma delas predomina o texto.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).

Veja mais!