Publicado por Anna de Cássia

O que são fusos horários e por que existem?

A hora é medida a partir da posição do sol no céu. Por exemplo, nunca poderemos dizer que é meio-dia se o céu estiver todo escuro. De meio-dia o sol está alto, praticamente no meio do céu. De manhãzinha o sol se encontra sempre para o lado Leste, e de tardinha (por do sol), ele se encontra do lado Oeste.

Porém, você sabe que o sol não ilumina todos os lugares do planeta ao mesmo tempo. No Japão, por exemplo, enquanto lá é de dia, aqui no Brasil é de noite. Então, obviamente, a hora no Japão é diferente da hora no Brasil. Como cada região do planeta possui uma hora diferente, chamamos isso de fuso horário.

Fusos horários no Brasil

Mudanças | Foto: Reprodução

O planeta foi dividido com 24 linhas imaginárias, e cada linha representa uma hora. 24 horas é o tempo que o planeta demora para fazer um movimento completo de rotação. Foi então escolhida uma das linhas para ser a inicial – linha de Greenwich, localizada em Londres. A partir daí, todas das linhas a Oeste de Greenwich possuem uma hora a menos no fuso horário, e todas as linhas depois de Greenwich possuem uma hora a mais.

Contudo, o que você não sabe é que dentro do Brasil existem vários fusos horários diferentes. Isso mesmo! Acontece que o Brasil é um país muito grande – o 5º maior país do mundo! Portanto, quando o sol começa a nascer de um lado do Brasil, do outro lado ainda está escuro. Por causa disso, é necessário haverem fusos horários diferentes.

Quais são os fusos horários do Brasil?

Fusos horários no Brasil

Foto: Reprodução

O Brasil possui ao total quatro fusos horários. Como ele se encontra a Oeste de Greenwich, temos horas a menos. A costa Brasileira se encontra a -2 horas de Greenwich. Esse fuso horário é seguido apenas por algumas ilhas, como Fernando de Noronha.

Em seguida temos o fuso horário -3, que é o principal fuso horário do país, pois é onde se localiza nossa capital Brasília, e a maioria dos eventos do país são orientados pelo horário de lá. Esse fuso horário abrange todos os estados da região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Depois temos o fuso horário -4, que atinge apenas alguns estados da região norte e centro oeste. Por último temos o fuso horário -5, que abrange apenas um pedacinho do estado do Amazonas, e o estado do Acre.

Veja mais!