Publicado por Priscila Melo

É sabido que o planeta Terra tem a forma de uma esfera e que realiza um movimento rotatório em torno de si própria, chamado de movimento de rotação. Ao girar em torno do sol e realizar o movimento de rotação uma parte do planeta acaba recebendo a incidência de luz solar, enquanto a outra parte (que está por trás) acaba ficando na escuridão. A medida que tempo vai passando e o planeta girando as partes que estavam claras vão ficando escuras e as escuras vão ficando claras. A humanidade definiu essa escuridão e claridade como noite e dia respectivamente. O tempo que leva para a terra dar uma volta completa é de 24 horas, sendo a terra uma esfera, ela tem 360º que dividido por 24 dará 15º e isso é equivalente a 60 min. que é 1 hora. Sendo assim, o horário acaba sendo diferente em diferentes regiões do globo e essa diferença no horário é chamada de fuso horário.

Fusos horários do mundo

Foto: Reprodução

O que é fuso horário?

Os fusos horários são estabelecidos principalmente com base nos meridianos das longitudes. As linhas imaginárias de longitudes estão separadas com intervalos de 15º, como já vimos acima, a cada 15º existe a diferença de uma hora, sendo assim o homem estabeleceu essa diferença de fuso horário. No entanto essa regra pode não ser seguida à risca em algumas regiões devido as fronteiras dos países ou por questões políticas. A China pode ser um bom exemplo, pois a mesma tem um território muito extenso e pela regra de fuso o território receberia algo referente a cerca de 4 horários, pois é cortado por 4 linhas da longitude, mas o governo estabeleceu como o horário oficial o que é praticado em Pequim. Devido a isso a região do oeste da China o sol nasce por volta das 9 horas da manhã.

As diferenças nos fusos horários partem da linha do Greenwich, o horário tomado como referência é o Tempo Universal Coordenado (UTC), ou seja, o fuso horário contido em Londres, quando este não está no horário de verão.

Como surgiu?

Estudiosos afirmam que o fuso horário foi criado a partir de uma necessidade por parte da população da época. Ao fim do século XIX já se tinha um conhecimento de todas as partes da terra, os países estavam quase que totalmente interligados por questões políticas e comerciais, mas o fato de não se ter um padrão nos horários fazia com que existissem bastante confusões. Um exemplo pode ser visto no comércio, onde mercadorias acabavam sendo entregues em horários divergentes, e não se sabia quem tinha de fato a razão. Esses problemas, com as horas, fizeram com que 25 líderes de vários países em 1881 se reunissem na cidade de Washington para tentarem resolver essa situação. Foi nessas conferências que foi acordado que a terra seria dividida em 24 partes e essas partes, cada uma delas equivalem a 15º que é o mesmo que 1 hora. Então, ao se deslocar para o leste, se acrescenta uma hora por fuso, ao se deslocar para o oeste uma hora deve ser diminuída.

Ainda nessa conferencia foi estabelecido que o país que teria o ponto do meridiano (Greenwich) inicial seria a Inglaterra, mais específico em Londres, pois na época era a capital do principal país.

Esse acordo trouxe um padrão para as horas praticadas entre os países, o que facilitou a comunicação entre os países, levando a existir uma melhor harmonia em relação a isso.

As principais siglas dos fusos horários

Principais siglas
SiglaSignificadoTraduçãoDescrição
GMTGreenwich Meridian TimeTempo Médio de GreenwichRefere-se a Greenwich, onde ficou definido por convenção, a base para cálculo internacional de horário.
STStandard TimeTempo PadrãoHora oficial em cada fuso horário.
DSTDaylight Saving Time ou Summer TimeHorário de verãoAlteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local.
UTCUniversal Time ZoneHorário Universal, tempo civilOs fusos horários são relativos a ele.
UTUniversal TimeTempo UniversalUsado em astronomia, tem por base a rotação da Terra.
IATInternational Atomic TimeTempo Atômico InternacionalSua base são os relógios atômicos.
A.M./P.M.Ante Meridiem/Post Meridiem (do latim)Antes do meio dia/Após o meio diaUsados em povos que consideram um ciclo de 12 horas.
HLHora LegalHora oficial do país.

Ter conhecimento do fuso horário acaba sendo muito importante pois nos dá uma noção de qual a hora estabelecida em outros países. E ao saber disso, fica mais fácil se planejar viagens ou então a melhor hora de se ligar para alguém que mora em outra nação.

Veja mais!