Publicado por Natália Petrin

Todo mundo já deve ter visito uma planta se desenvolvendo, desde pequena até crescer e dar frutos. Mas você sabe como uma semente pode dar origem a uma planta que pode ser muito maior que ela? Vem que a gente te conta!

A germinação da semente nada mais é do que a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião. Mas o que a semente precisa encontrar para poder germinar? Ela vai precisar, principalmente, de água, gás oxigênio e a temperatura adequada.

Dispersão

A dispersão das sementes é feita por meio dos frutos. Considere a seguinte situação: um pássaro come um fruto de uma árvore e, juntamente, as sementes do mesmo. A ave, então, vai para ambientes diferentes carregando em seu sistema digestivo as sementes. Quando defecar, as mesmas cairão no solo e, quando em condições adequadas, germinarão.

Germinação da semente: entenda o processo

Foto: Pixabay

Germinação

Qualquer semente, quando madura, irá germinar se encontrar condições adequadas para isso. O primeiro passo da germinação é a absorção de água pela semente que, à medida que se enche, rompe a casca e permite a entrada do oxigênio.

Quando as células do embrião, que ficam no interior da semente, receberem o oxigênio, água e a temperatura, começam a se desenvolver, dando origem à radícula, que é a primeira estrutura que sai da semente. Ela nada mais é do que a futura raiz da planta.

Essa radícula começa a se desenvolver dentro do solo, e a partir disso, obter minerais e água necessários para dar continuidade ao desenvolvimento da planta. Nessa, poderemos ver também no início o caulículo, que dará origem à parte inicial do caule, e a gêmula, que dará origem à parte superior do caule e às primeiras folhas.

Período de dormência

Existem algumas plantas, no entanto, que passam por um período denominado período de dormência. Trata-se principalmente de sementes de regiões mais frias, que aguardam até o final do inverno para germinar, quando encontrarem temperatura e condições ambientais adequadas. As sementes de regiões secas, por exemplo, também passam por esse processo aguardando a época de chuvas para germinar.

Experiência

Para ver de perto uma sementinha germinar, você pode fazer uma experiência muito simples. Você vai precisar de:

– 1 copo descartável

– Algodão

– Água

– Sementes de feijão

Molhe o algodão e coloque dentro do copinho descartável. Depois disso, pegue as sementes de feijão e coloque-as no meio do algodão que está no copo. Deixe onde receba luz solar e sempre mantenha o algodão úmido. Durante alguns dias, você poderá presenciar a germinação das sementes.

Veja mais!