Publicado por Anna de Cássia

A capital de Goiás é uma cidade chamada Goiânia, que nasceu em 1930, no meio de um monte de transformações políticas que estavam acontecendo no Brasil. Antes da criação de Goiânia a capital de Goiás era a Cidade de Goiás, uma cidade criada no século XVIII onde acontecia uma grande atividade de extração do ouro.

Porém, o tempo passou e o outro foi acabando aos poucos. Chegou um momento em que o estado de Goiás não conseguia mais faze sua economia sobreviver apenas com a extração do ouro, e por isso iniciaram a investir na criação de gado. Esta atividade econômica deu muito certo, e em pouco tempo tornou-se uma das mais importantes atividades de Goiás.

Por este motivo, viu-se a necessidade de transferir a capital do estado para uma cidade localizada mais no sul, que representasse bem a pecuária da região. Elegeram então Goiânia como a nova capital de Goiás.

Goiânia – Fundação e história

Foto: Reprodução

Como escolheram Goiânia como capital?

Em 1930 o atual presidente Getúlio Vargas desejava uma renovação nas forças políticas dos estados, e então nomeou o médico Pedro Ludovico Teixeira como interventor do estado de Goiás. Para trazer a renovação que Getúlio desejava, Pedro iniciou um projeto de mudança da capital de Goiás, que já era um projeto há muito tempo discutido, porém nunca levado a sério como deveria.

Em 1932 Pedro organizou uma comissão que ficou responsável por escolher o melhor local para ser a nova capital do estado. Dentre as cidades mais fortes na atividade pecuária, a escolhida foi a cidade de Campinas. Após tornar-se capital Goiânia foi crescendo muito, e a cidade de Campinas que deu início a ela hoje é na verdade um bairro de Goiânia – o mais antigo bairro da cidade.

Como Goiânia foi formada?

Em 1933 o projeto de mudança da capital foi aprovado, e no dia 24 de outubro foi lançaram a pedra fundamental, que marca o início das construções da cidade de Goiânia. Foram então realizando as construções nos arredores da cidade de Campinas, e fazendo Goiânia ficar cada vez maior e mais bonita.

O nome da cidade foi escolhido através de um concurso, onde a população dava algumas sugestões de nomes e o melhor vencia. Quem sugeriu o nome vencedor, Goiânia, foi o professor Alfredo de Castro. Em 1935 o nome da capital já começou a ser utilizado.

Em novembro de 1935 o município deu início a suas atividades executivas, e no mês seguinte Pedro Ludovico fez um decreto que transferiu para Goiânia a Secretaria Geral, a Secretaria do Governo, a Casa Militar e outros órgãos indispensáveis para o funcionamento de uma capital de estado. Em 23 de março de 1937 Goiânia foi oficializada como nova capital do estado de Goiás definitivamente, através de um decreto.

Veja mais!