Publicado por André Luiz Melo

Localizar endereços, pontos específicos e determinados posicionamentos sobre a superfície terrestre pode ser algo, às vezes, não tão simples quanto parece. De tal modo que se utilizar de aparelhos auxiliares para realizar tarefas assim pode ser uma alternativa bastante eficiente. Eis que surge o sistema GPS.

A sigla citada representa a expressão, em inglês, “Global Positioning System” (Sistema Global de Posicionamento). De tal forma que os equipamentos de GPS são a melhor opção o auxílio no momento de realizar a localização geográfica de determinados pontos sobre a Terra.

Na história

Mesmo o GPS constituindo um sistema com tecnologia de ponta, é possível encontrar em períodos remotos da história equipamentos que faziam uso desse sistema, sobretudo para fins militares. Exemplo claro disso ocorreu ainda em 1960, época em que os Estados Unidos deram início ao sistema NAVSTAR-GPS.

Os primeiros equipamentos com a tecnologia do GPS começaram a entrar em operação, de fato, em 1978. Já a comercialização para uso da população em geral teve início a partir de 1980. Entretanto, sua massificação só veio ocorrer em 1996.

GPS - Como funciona e para que serve?

Foto: Reprodução

Funcionamento

Nos dias atuais é possível encontrar a tecnologia do GPS em celulares, tablets, entre outros dispositivos móveis. O sistema funciona por meio de equipamentos externos de grande porte, como satélites, por exemplo, além de empresas que executam inúmeras funções que possibilitam a operação.

Vinte e quatro satélites que orbitam em torno da Terra são aplicados para o funcionamento do sistema do GPS. Aliado a esses, estão ainda 31 estações de comando, essas com a finalidade de controlar a emissão de sinais de rádio para aparelhos receptores.

A função dos satélites no processo de comunicação do sistema do GPS se dá por meio da transmissão, para qualquer parte do Planeta, de informações sobre as mais distintas coordenadas geográficas da superfície terrestre. Tais transmissões incluem dados como latitudes e longitudes e também sobre aspectos climáticos, velocidade de deslocamento, endereços e rotas.

Com o advento da globalização, a utilização da tecnologia do GPS se tornou indispensável, sobretudo para localização dos mais variados destinos do mundo. O mesmo passou a configurar como um equipamento de uso essencial na vida da maioria dos seres humanos.

Assim, o GPS é utilizado de forma individual e ainda em navegações marítimas, em aeronaves e em outros tipos de transporte. Demarcações de fronteiras e territórios também é outra entre tantas funções do sistema do “Global Positioning System”.

Veja mais!