Publicado por Robson Merieverton

Sabe aquela ideia de montar um cronograma de estudos para servir como guia dentro de determinada matéria? Pois bem, essa técnica faz muito sentido quando a matéria em questão é a gramática portuguesa.

Alguns tópicos devem ser estudados primeiro, pois outros dependem diretamente desses primeiros. Isso vem para facilitar o entendimento e dinamismo entre os assuntos.

Uma maneira bem simples de facilitar o entendimento das temáticas ligadas a gramática é dominar os assuntos mais simples, que são a base do estudo da matéria Português. Dessa forma, os assuntos sequentes vão meio que se completando entre si. Uma dica bastante importante é não avançar com o conteúdo, a menos que você tenha todo o entendimento do atual.

gramatica-dicas-de-como-dominar-o-conteudo

Foto: Pixabay

Vale lembrar que essa é uma forma de sugestão para os seus estudos. Dependendo do tipo que você está acostumado a lidar com os assuntos, sua forma pode parecer bem mais eficiente.

Fonologia, estrutura e formação de palavras

É bem comum que, ao levantar algum tema para estudo, as pessoas comecem realmente na origem. No caso da gramática, nada melhor que começar pela estrutura de formação das palavras. Nesse âmbito podem ser explorados os sons e a forma. Seguem as sugestões de assuntos:

-Classificação dos fonemas
-Morfologia
-Sílaba
-Classes gramaticais

Ortografia

Essa é a parte da gramática normativa que ensina a escrever as palavras de forma correta, assim como a maneira de empregar a pontuação a fim de que o sentido que está se querendo passar não seja alterado. Em todo caso, os temas ligados a esse assunto estão presentes nos estudos até o último assunto. Veja:

-Acentuação
-Acento grave (crase)
-Vírgula

Classe das palavras

Depois de passar por essa primeira fase, o estudo deve focar na classe das palavras. Esse é considerado o conteúdo primordial para entender o que cada palavra representa nas frases, expressões, orações e textos que serão formados a partir de então. Nesse sentido, os assuntos relacionados a esse passo são:

-Substantivo
-Artigo
-Numeral
-Interjeição
-Adjetivo
-Preposições
-Pronomes
-Advérbios
-Conjunção

Verbos

Essa é uma das principais matérias ligadas ao estudo da gramática portuguesa. Por isso, é bom estender um pouco mais seus estudos nessa parte do roteiro, pois existem muitas regras e exceções para serem aprendidas. Em caso de dúvida, não siga a frente com os estudos, pois os verbos estarão presentes até o fim da sua vida. Seguem os assuntos relacionados ao tema:

-As pessoas do verbo
-Os tempos do verbo
-Os modos do verbo
-Elementos estruturais do verbo
-As vozes do verbo
-Conjugação verbal
-Formas nominais do verbo
-Verbos regulares, irregulares e anômalos
-Verbos defectivos e abundantes
-Verbos auxiliares
-Locução verbal

Análise sintática

O assunto está ligado a relação entre as palavras, que formam frases e orações. Devido a essa relação, o estudo não se restringe a analisá-las de forma isolada e sim em conjunto com as demais que completam o seu sentido. Dessa forma, os estudos sobre a gramática agora evidenciarão os seguintes assuntos:

-Frase
-Oração
-Período
-Sujeito e predicado
-Termos integrantes das orações
-Termos acessórios das orações
-Orações coordenadas
-Orações subordinadas

Interpretação textual

Depois de aprender a escrever as frases, orações e textos corretamente, chegou a hora de entender todo o sentido que está se querendo passar através dele. Dentro de tudo isso, os assuntos anteriores que foram abordados tem peso relevante. Por isso, os estudos devem ser seguidos com os assuntos a seguir:

-Figuras de linguagem
-Vícios e anomalias da linguagem
-Redação

Veja mais!